São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Truffaut dá adeus a Godard

INÁCIO ARAUJO

Mais do que a história de um filme, "A Noite Americana" é a história de uma cisão: aquela que separou Jean-Luc Godard e François Truffaut. Godard acusou o até então amigo de fazer um filme que não mostrava a verdade de uma filmagem. É o momento em que se separam duas vertentes da Nouvelle Vague: o classicismo de Truffaut e o experimentalismo de Godard. Nesse filme, Truffaut não só trabalha o mito do cinema como o alimenta. Pode-se discordar. Mas este era o pensamento que fez Truffaut levar adiante sua obra, com o brilho que se conhece. Depois dele, a Nouvelle Vague nunca mais seria a mesma. A bem dizer, adquiriria sua verdadeira (e múltipla) face. (IA)

A NOITE AMERICANA (La Nuit Américaine). França, 1973, 115 min. Direção: François Truffaut. Com François Truffaut, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Léaud. Na Globo.

Texto Anterior: Fama e miséria em Hollywood
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.