São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compacto Charade 1.5 já está no Brasil

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Já está sendo vendido no Brasil o sedã quatro portas Daihatsu Charade com motor de 1.500 cm3. O modelo compacto foi lançado no mercado japonês há pouco tempo.
O Charade 1.5 é vendido em apenas uma versão com opções de câmbio mecânico (US$ 23,5 mil) e automático (US$ 26,4 mil).
Outras duas versões do Charade hatch (com porta-malas integrado à cabine) com motor 1.3 já estavam sendo comercializadas desde o ano passado.
Segundo divulgou a importadora, a linha Charade terá uma outra versão, o esportivo GTI, com data de chegada ainda não definida.
O modelo é sucesso de vendas no Japão desde 1977, quando foi lançada sua primeira versão. É desenhado pelo estúdio italiano do argentino Alejandro de Tomaso, que fabricou o superesportivo De Tomaso Pantera.
Com 4,1 metros de comprimento, o carro japonês tem design que mistura o estilo hatchback com o estilo sedã, só que com volume de traseira discreto.
O Charade tem idêntico tamanho ao também três volumes (com porta-malas independente) Accent, da coreana Hyundai, ou dez centímetros a menos que um Verona.
Nesse novo modelo que chega ao país, as linhas externas têm cantos arredondados e frente em formato de cunha.
As versões vindas para o Brasil possuem motor de 1.5 cm3 e 90 cv de potência, quatro cilindros e 16 válvulas, além de injeção eletrônica multiponto (um bico injetor de combustível para cada cilindro).
O pequeno Daihatsu já sai de fábrica com um conjunto completo de equipamentos.
Direção hidráulica, ar-condicionado, rádio toca-fitas e sistema elétrico de travas das portas e acionamento dos vidros.
A Daihatsu trouxe no primeiro lote do modelo cerca de 400 unidades e quer disputar um segmento de automóveis importados pequenos até então pouco explorado pelas marcas estrangeiras.
Além do Hyundai Accent, situado na mesma categoria do Charade, o pequeno Daihatsu disputa mercado com o Suzuki Swift, com preço na faixa dos US$ 23 mil e Peugeot 205 (US$ 18,5 mil).
Também na mesma faixa de preço estão o médio Daewoo Espero (US$ 25 mil) e o Kia Sephia GTX (US$ 22 mil).

Texto Anterior: KTM aceita reservas para picape da Nissan; Vendas de usados registram nova queda; Empresa dá cursos de transporte urbano; Montadora e banco lançam cartão; Ford Taurus é o mais vendido nos EUA; Honda cresce 30,5% em vendas em janeiro; Ford deve vender 9 mil Fiesta este mês
Próximo Texto: Mazda MX-3 tem design e tecnologia de ponta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.