São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
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Governo proíbe as estatais de fazer lobby

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As empresas estatais envolvidas nas propostas de reforma constitucional estão proibidas de usar verbas de publicidade em defesa do monopólio. Todas as campanhas serão submetidas previamente ao veto do secretário de Comunicação, Roberto Muylaert.
"Isso nós vamos barrar aqui porque não podemos jogar contra a República", explica o subsecretário de Propaganda Institucional, Pérsio Pisani.
As estatais, autarquias e órgãos do governo detêm R$ 340 milhões para publicidade em 95. A determinação atingirá principalmente a Petrobrás, a Telebrás e a Embratel.
Na revisão constitucional de 93/94, as estatais agiram com mais liberdade, já que o governo Itamar Franco não tomou partido nos debates sobre o monopólio estatal.
Sem verba própria no orçamento da Presidência para campanhas pró-reforma nos dez minutos gratuitos de que o governo dispõe na TV diariamente, Muylaert tratou de impedir que a verba de publicidade da União fosse gasto contra a quebra dos monopólios.
O presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a realização de uma campanha para mobilizar a sociedade a pressionar o Congresso na votação das reformas.
O governo chegou a pensar em usar o mesmo aparato de marketing da campanha eleitoral. Além de pesquisas de opinião para orientar os estrategistas, seria montada uma agência de notícias para jornais e rádios do interior.
Diante da dificuldade em aceitar o trabalho "gratuito" dos antigos assessores, os custos seriam pagos com a sobra de campanha de 94 repassada ao PSDB. Mas a idéia ainda não tem o aval do presidente do partido, Pimenta da Veiga.
Alvo de lobbies na fase de redação das emendas à Constituição, o governo recorrerá a estratégias típicas de lobistas para vê-las aprovadas a partir de março.
Além de investirem no corpo-a-corpo para o convencimento dos parlamentares, ministros envolvidos com a reforma constitucional e assessores farão plantão permanente para atender os aliados e municiá-los com informações.

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