São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olinda une grupos de maracatu

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Um dos mais esperados eventos do Carnaval de Pernambuco acontece hoje, em Olinda (6 km de Recife): o encontro dos grupos de maracatu.
Serão 60 grupos, que vão tocar em conjunto a partir das 9h, no largo do Guadalupe, parte alta da cidade.
À noite, o principal foco de animação transfere-se para o centro de Recife, com a realização da "Noite dos Tambores Silenciosos".
O espetáculo, que reunirá dez grupos de maracatu e dois de afoxé, começa à meia-noite, no Pátio do Terço, bairro de São José.
Ontem, em um palco armado no centro de Recife, estava previsto para o início da noite shows com Moraes Moreira e Chico Science.
Em Recife o Carnaval acontece em duas frentes: no centro da cidade e na orla marítima —no bairro de Boa Viagem—, onde todas as noites há desfiles de blocos e trios elétricos.

Bonecos gigantes
Em Olinda, é na parte alta da cidade que acontece o Carnaval mais animado. Segundo a prefeitura, os desfiles dos blocos reúnem cerca de 500 mil pessoas por dia.
Ontem, cerca de cem blocos, troças, maracatus, bonecos gigantes e escolas de samba -raros na terra do frevo— desfilaram na cidade.
Amanhã, ainda em Olinda, haverá o "Encontro dos Bonecos Gigantes", um dos principais símbolos do Carnaval da cidade. Setenta bonecos deverão participar do evento, puxados por orquestras de frevo.
Anteontem, na abertura oficial do Carnaval pernambucano, o bloco "Galo da Madrugada" arrastou cerca de 1 milhão de pessoas, entre eles o ministro Gustavo Krause, do Meio Ambiente.
Krause disse que sua vida era regida por dois calendários, "o gregoriano e o carnavalesco". No carnavalesco, segundo ele, as datas dividem-se entre o dia do desfile do "Galo da Madrugada" e o resto do ano.
Gustavo Krause participa da folia do "Galo" há 16 anos. Segundo ele, não existe "nenhuma incompatibilidade" entre o poder e a alegria.
O "Galo da Madrugada" entrou este ano na edição nacional do Guinness Book of Records como "o maior bloco carnavalesco do Brasil".

Texto Anterior: Emissoras de TV apelam para programação óbvia
Próximo Texto: Festa no Litoral Norte decepciona paulistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.