São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
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Premiação nas competições é só uma dose extra

SÔNIA MOSSRI
DE BUENOS AIRES

Premiação nas competições é só uma dose extra
Disparo, cucaracha, jeringazo, satanás ou toc-toc. Estes são alguns dos coquetéis que ganharam o verão argentino. Haja coragem para experimentá-los!
Nas competições, diferentes bebidas alcoólicas são colocadas diretamente das garrafas nas gargantas dos teens. O ritual não para por aí.
O barman fecha a boca e agita a cabeça do concorrente. Em seguida, empurra a nuca para cima para o coquetel descer de uma só vez pela garganta.
Outros "boliches"- como os argentinos chamam as boates- preferem os insólitos torneios de "jeringazo" (de seringa). As várias combinações de bebidas são colocadas na garganta dos correntes com uma seringa.
O prêmio para quem conseguir ingerir mais bebida —em volume definido pelo barman— não é muito, mas o suficiente para atrair os teens com pouca grana no bolso: mais uma dose grátis.
O coquetel toc-toc é o preferido da maioria dos teens. Vodca com tequila e limão num copo de uísque. É também um dos mais baratos. Custa US$ 5,00.
Uma das versões do satanás é de arrepiar. Mistura vodca, qualquer tipo de licor e rum.
Tem coquetel "light", como a combinação de vodca com Coca-Cola.
A cachaça brasileira já conquistou alguns. Por US$ 6,00 pode-se comprar uma garrafa de "51" em Buenos Aires. É misturada com licores e limão.
Os teens não gostam de vinho, para tristeza na indústria vinícula argentina. A UIA (União Industrial Argentina) está preocupada com a queda de mais de 20% do consumo de vinho.
Os jovens estão preferindo a cerveja, que é mais cara e, por isto mesmo, não é a bebida que preferem quando a intenção é ficar "borracho" (bêbado).(SM)

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