São Paulo, quarta-feira, 1 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Llosa é acusado de trair o país

DA EFE

O escritor peruano Mario Vargas Llosa e seu filho Alvaro foram denunciados por traição à pátria por causa de artigos que escreveram criticando o conflito de fronteira entre Peru e Equador.
A denúncia foi apresentada à Procuradoria Provincial de Lima pelo advogado Santiago Sanguinetti, quem Alvaro Llosa acusa de pertencer ao serviço de informações do Peru.
Mario Vargas Llosa foi derrotado pelo atual presidente, Alberto Fujimori, nas eleições presidenciais de 1990.
Ele classificou a denúncia de estupidez, uma atitude própria de da ditadura Fujimori, que procura bodes expiatórios para sua atitude belicosa contra o Equador.
Alvaro Llosa disse acreditar que a acusação foi aceita pela procuradoria, porque um jornalista já teria sido convocado para depor. Mas nenhum dos dois recebeu notificação oficial.
O documento os acusa de crimes contra o Estado e a Defesa Nacional, à segurança nacional e traição à pátria, além de favorecer um Estado estrangeiro em conflito bélico com o Peru.

Texto Anterior: Reunião no Uruguai busca a paz
Próximo Texto: Moção sobre UE desafia governo de John Major
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.