São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio dá bi à Imperatriz; Gaviões leva em SP

DA SUCURSAL DO RIO E DA REPORTAGEM LOCAL

A Imperatriz Leopoldinense, no Rio, e a Gaviões da Fiel, em São Paulo, foram as escolas de samba campeãs do Carnaval deste ano. A escola carioca conquistou seu segundo título consecutivo. A paulista foi campeã pela primeira vez.
A escola de Ramos, na zona norte do Rio, chegou ao bicampeonato com a pontuação máxima —300 pontos. Ficou apenas meio ponto à frente da segunda colocada, a Portela, uma das escolas favoritas do público ao título.
A terceira colocada, com 299 pontos, foi a Beija-Flor. Com a mesma pontuação que a Mocidade Independente de Padre Miguel, a escola ficou com o posto por ter ido melhor no quesito harmonia.
Em quinto ficou o Salgueiro, meio ponto atrás da Mocidade. A Mangueira ficou em 6º lugar.
A Imperatriz teve a ajuda do governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB), que articulou um patrocínio de R$ 200 mil para a escola.
No desfile, Jereissati andou pela pista do Sambódromo enrolado em uma bandeira da Imperatriz.
O samba-enredo "Mais Vale Um Jegue Que Me Carregue, Que Um Camelo Que Me Derrube... Lá No Ceará" contou a história de uma expedição científica ao Ceará no século passado, em que teria ficado evidente a superioridade do jegue sobre o camelo.
Cerca de 3.000 torcedores acompanharam a apuração no Sambódromo (centro). A maior torcida era a da Estácio de Sá, que homenageou o centenário do Flamengo e acabou em 7º lugar.
Caíram para o grupo de acesso a São Clemente (259,5 pontos) e a Vila Rica (254), últimas colocadas. Eram as únicas representantes da zona sul no grupo especial.

São Paulo
Desde 1990 no grupo especial, a Gaviões da Fiel conquistou seu primeiro campeonato com 293 pontos —cinco à frente da Rosas de Ouro, campeã no ano passado.
Em terceiro lugar ficou a Camisa Verde e Branco, seguida pela Vai-Vai. A X-9 Paulistana, em seu desfile de estréia no grupo especial, ficou com o quinto lugar.
Leandro de Itaquera e Imperador de Ipiranga foram rebaixadas para o grupo 1. Subiram para o grupo especial as escolas Tom Maior e Pérola Negra.
A Gaviões apresentou no Sambódromo do Anhembi o enredo "Coisa Boa É Para Sempre", sobre as brincadeiras infantis.
O único tumulto durante a apuração, realizada ontem no auditório Elis Regina, no Anhembi, aconteceu logo depois da leitura de todas as notas, antes do anúncio do resultado oficial.
Diretores da Leandro de Itaquera tentaram invadir o palco do auditório, inconformados com o rebaixamento da escola.

LEIA MAIS
Sobre as apurações nas págs. 3 e 4

Texto Anterior: Violência diminui em relação ao ano passado
Próximo Texto: Engarrafamento na marginal atinge 6 km
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.