São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wessel ajudou em panorama

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Conrado Wessel auxiliou o fotógrafo Valério Vieira (1862-1941) na confecção do panorama de São Paulo, com 16 m X 2 m, fornecendo a fórmula da emulsão química para impressão das imagens.
A fórmula consistia numa solução de brometo de sais de prata, que foi aplicada pelo químico sob luz vermelha, para que a emulsão não fosse velada.
Amigos e parentes de Vieira se mobilizaram para providenciar a água necessária para a revelação do panorama, trazida em baldes e bacias para o antigo cineteatro São Paulo.
O panorama —que se encontra sob a guarda do MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo— e as imagens foram obtidas do alto da torre da igreja do Liceu Sagrado Coração de Jesus, no bairro dos Campos Elíseos (zona central).
O registro, com ângulo visual de 180 graus, foi feito entre 1919 e 1921. Tratava-se de uma encomenda da Prefeitura paulistana para representar a cidade na Exposição Internacional do Centenário da Independência no Rio.
Depois de pronta, as imagens em preto-e-branco foram pintadas para destacar os planos entre as ruas e as casas e para maior durabilidade da tela.

Texto Anterior: Químico foi pioneiro do cinema no Brasil
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.