São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Próximo Texto | Índice

Guia ensina a sobreviver no inesquecível mundo da prisão

DANIELA FALCÃO; MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você fez algo errado e está para ser preso, saiba que acaba de ser lançado um autêntico manual de sobrevivência para os seus dias no cárcere.
Não chega a ser uma boa notícia —afinal, poucas coisas podem ser piores do que ir para a cadeia—, mas o livro traz algumas dicas que ajudarão a aliviar o sofrimento.
Se, por outro lado, você não tem problemas com a Justiça, o livro "You Are Going To Prison" (Você está indo para a prisão) serve ao menos para dar uma idéia de como é a vida dentro de uma penitenciária —e fazer você pensar em jamais cometer algum crime.
"Você será estuprado, trancado em uma cela, comendo comida gordurosa com cabelo em cima. Seus amigos esquecerão de você, sua mulher vai te abandonar, sua mãe não pode te ajudar e você vai viver segundo a lei da selva, querendo ou não. Assim é a prisão. Inferno na Terra", escreve Jim Hogshire, com dez anos de experiência em cadeias nos EUA.
O retrato traçado por Hogshire coincide, em grande parte, com os relatos de presos e ex-presos ouvidos pela Folha em São Paulo.
"Qualquer preso prefere comer pão com manteiga na rua do que penosa (galinha) todo dia na cadeia", diz um especialista no assunto, o advogado Willo Rogério, diretor da mal afamada Casa de Detenção de São Paulo.

LEIA MAIS
Sobre prisões na pág. 4

Próximo Texto: Terça é melhor dia para se entregar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.