São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

Maria do Carmo foi ao hospital uma só vez

HELCIO ZOLINI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ITAJUBÁ

Maria do Carmo Jerônimo, 124, praticamente nunca adoeceu. A única vez em que precisou ir a um hospital foi aos 120 anos, segundo o relato dela e de familiares.
A ex-escrava precisou tratar de uma pneumonia e de uma crise de hipoglicemia (taxa de glicose no sangue abaixo do normal).
"Ela tem uma saúde de ferro. Excetuando essa pneumonia, podemos afirmar que ela não pega nem resfriado", afirmou o médico cardiologista José Geraldo Vilela Reis, que a cada três meses realiza exames em Maria do Carmo.
"Quando a conheci, achei que ela tinha no máximo uns 80 anos. Até hoje não aparenta a idade cronológica que tem.

'Octagenária'
Segundo Vilela Reis, "o quadro clínico é compatível com o de uma pessoa octagenária sem doenças". Ele cuida da saúde de Maria do Carmo há 13 anos.
O cardiologista disse que em 1982 ele foi chamado para tratar da ex-escrava. Na época ela apresentava uma crise hipertensiva. Em 1993, ela teve pneumonia e uma crise convulsiva.
"Mas reagiu bem e em dez dias estava completamente curada, cuidando de seus afazeres habituais", disse o médico.

Sem estresse
Vilela Reis afirmou acreditar que Maria do Carmo possua um sistema imunológico diferenciado, que protege o seu organismo contra infecçcões e outros tipos de agressão.
O médico atribui também a longevidade alcançada por Maria do Carmo ao fato de ela ter assimilar "muito pouco" da evolução do tempo.
Segundo ele, isso pode explicar o fato de ser praticamente imune ao estresse (um dos principais fatores de risco nas doenças coronárias).

Bom-humor
"Os melhores genes de seus progenitores podem ter convergido no sentido da melhor preservação da vida", disse Reis.
Maria do Carmo Jerônimo chama a atenção pela baixa estatura (1,24m) e pela vivacidade e brilho do olhar.
"A pressão dela está sempre normal (13 por 8) e a frequência do batimento cardíaco também não se altera. Está sempre bem-humorada. Ela é um capricho da natureza", disse Reis.

Texto Anterior: Minas faz festa para ex-escrava de 124 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.