São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Próximo Texto | Índice

Ruiz Massieu é preso nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-subprocurador-geral da República do México Mario Ruiz Massieu foi preso sexta-feira à noite por policiais da Alfândega dos EUA no aeroporto de Nova Jersey (Costa Leste).
Funcionários da Procuradoria de Los Angeles (Califórnia) disseram à "Ansa" que Ruiz Massieu foi detido por violar as leis norte-americanas ao não declarar a posse de "uma grande quantia em dólares que levava em uma maleta".
Acompanhado por sua mulher, o ex-subprocurador mexicano teria comprado passagens para a Espanha, apresentando nomes falsos. Ele estava ontem detido em New World, Nova Jersey, e deverá depor a um juiz amanhã.
Na sexta-feira, Ruiz Massieu prestou depoimento durante mais de seis horas à Procuradoria Geral mexicana. Ele era acusado de ter retido informações sobre o assassinato de seu irmão, José Francisco Ruiz Massieu, ocorrido em 28 de setembro do ano passado.
A morte de José Francisco, secretário-geral do PRI (Partido Revolucionário Institucional), foi um dos crimes que abalaram a política mexicana em 1994; o outro foi o assassinato do candidato do partido à Presidência Luis Donaldo Colosio, ocorrido em março.
Depois de depor na sexta-feira, Mario Ruiz Massieu havia anunciado que viajaria aos EUA para duas semanas de férias.
Sua suposta fuga ocorreu poucas horas depois de o ex-presidente mexicano Carlos Salinas de Gortari, que deixou o cargo em dezembro, anunciar —e depois suspender— uma greve de fome.
Ele exige que o governo de seu sucessor, Ernesto Zedillo, o declare inocente da suspeita de ter acobertado a conspiração que levou ao assassinato de Colosio, e também assuma responsabilidade pela crise financeira que o país atravessa.
Na última terça-feira, Raúl Salinas de Gortari, irmão do ex-presidente, foi preso sob a acusação de ter sido um dos mandantes do assassinato de Ruiz Massieu.
Outro político tido como envolvido no crime, o ex-deputado Manuel Mu¤oz Rocha, também suspeito de envolvimento com os cartéis do narcotráfico, está desaparecido desde a época do assassinato; a imprensa especula que ele estaria nos EUA ou teria sido morto.
O PRI completou sexta-feira 66 anos ininterruptos no poder. Colosio e José Francisco Ruiz Massieu eram considerados integrantes da ala reformista.

Próximo Texto: Parlamento chinês elege Deng Xiaoping; Máfia quis matar o papa em 1993
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.