São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Próximo Texto | Índice

Picape S-10 chega hoje às concessionárias

RICARDO CARVALHO COUTO
ENVIADO ESPECIAL A SCOTTSDALE

A GM apresentou na sexta-feira em Scottsdale, no Arizona, EUA, a nova picape média Chevrolet S-10, que começa a ser vendida hoje nas concessionárias de plantão no país.
O modelo tem duas versões, Standard (básica, de R$ 16 mil) e De Luxe (de R$ 18,2 mil), com motor de 2.200 cm3.
A picape S-10 dará origem a uma série de novos utilitários, incluindo versões com cabine avançada, cabine dupla, perua de quatro portas, esportiva e, mais tarde, com tração nas quatro rodas.
Derivada da S-10 norte-americana, tem design, aerodinâmica e conforto de automóvel.
Traz também vários itens de conforto, só encontrados em versões similares importadas. Leva entre 750 kg e 810 kg de carga (dependendo da versão).
Veículos avaliou a S-10 em asfalto e trilhas no deserto do Arizona. Direção leve, câmbio (Clark de cinco marchas) e embreagem (de acionamento hidráulico) suaves, mais suspensões macias, aproximam a picape de um automóvel.
Apenas as rodas traseiras contam com freios ABS (de série na De Luxe), que evitam o travamento em freadas bruscas.
As portas possuem barras de proteção contra impactos laterais.
Grandes e arredondados, os retrovisores externos permitem ampla visão para trás. O mesmo não acontece com o central, pequeno.
Outro ponto desfavorável são os cintos de três pontos fixos, que não permitem regulagem de altura.
Na capota há luz de freio. Os freios se mostraram bastante eficientes. Em simulações feitas no campo de provas da fábrica, com a caçamba vazia e 250 kg de lastro, tiveram funcionamento progressivo, sem desvios de trajetória.
A De Luxe tem ar-condicionado (opcional) e direção hidráulica com regulagem de volante (série).
Os bancos individuais, de série (a Standard vem com banco inteiriço), incorporam console central com descansa-braço que reúne porta-copos, porta-fitas, porta-moedas e porta-objetos.
A suspensão traseira, com eixo rígido, salta em irregularidades e ondulações com a caçamba vazia.
O motor de 106 cv tem bom torque e é elástico. A S-10 vai de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos e atinge 155 km/h, dados de fábrica.

O jornalista RICARDO CARVALHO COUTO viajou aos EUA a convite da General Motors do Brasil

Próximo Texto: Seminovo tem preço de 'popular' 0 km
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.