São Paulo, terça-feira, 7 de março de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Empresa pode duplicar Raposo
VALMIR DENARDIN
A Raposo (SP-270) é uma das principais estradas das regiões oeste e sudoeste do Estado e também uma das mais perigosas. Assmann disse que empresas deverão duplicar a rodovia em troca da exploração de pedágio. Segundo ele, não há prazo para a obra começar. "A concessionária instala pedágio eletrônico e se compromete a realizar as obras com os próprios recursos dessa operação", afirmou. Segundo o secretário, além do pedágio, que teria prazo mínimo de 15 anos, a concessionária poderá desenvolver projetos econômicos às margens da rodovia, em parceria com as prefeituras. Assmann disse que a concessão é a única alternativa para a realização de obras nas estradas estaduais. "A secretaria tem uma dívida de cerca de R$ 2 bilhões e o governo do Estado está com seus limites de crédito esgotados." A duplicação da Raposo Tavares é a principal reivindicação da região de Sorocaba. No final de janeiro foi criado um fórum —reunindo prefeitos e deputados estaduais e federais da região— para defender a realização da obra. A Raposo liga a capital à cidade paulista de Presidente Epitácio, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Em um de seus trechos mais movimentados, em Sorocaba, a rodovia tem um movimento diário de 20 mil veículos, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem. A rodovia é duplicada apenas em um trecho, de cerca de 30 km, entre São Paulo e Vargem Grande Paulista. No restante do trajeto, o motorista enfrenta o excesso de tráfego, falta de acostamento, sinalização precária e buracos. Além disso, ela é uma das poucas do Estado que corta trechos urbanos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, em 94 aconteceram 2.094 acidentes, com 72 mortes no trecho da rodovia entre Cotia e Araçoiaba da Serra. Assmann disse que esse trecho, de 100 km, será o primeiro a ser duplicado. Texto Anterior: Acusados de linchar rapaz estão na PM Próximo Texto: Carro-forte é assaltado por 7 homens em MG Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |