São Paulo, terça-feira, 7 de março de 1995 |
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Piloto automático é bom em retas
ROSANGELA DE MOURA
O dispositivo só é útil em viagens por estradas retas ou com poucas curvas, em que se pode manter velocidade constante. O sistema, nessas condições, propricia economia de combustível, em rodovias e avenidas. O motorista pode, ainda, controlar a velocidade de acordo com o limite legal do trecho, evitando com isso as indesejadas multas. Bento Penteado Júnior, 35, diretor da Cruise Import, que vende o equipamento importado Equus, disse que o piloto automático deve ser instalado na coluna de direção. Penteado esclarece que o sistema não deve atrapalhar a visão, nem o acionamento de outro instrumento no painel do veículo. O equipamento é conectado junto ao cabo original do acelerador. Para acioná-lo, a velocidade deverá ser sempre igual ou superior a 60 km/h. Abaixo disso, não liga. Penteado informa que existem dois métodos para a instalação do componente. O primeiro serve para carros automáticos. O outro, para veículos equipados com câmbio mecânico, mas que não sejam movidos a diesel. Segundo Penteado, para se manter a velocidade desejada, deve-se acionar um botão, a partir da velocidade mínima. Em seguida, basta tirar o pé do acelerador. "Pressionando a tecla ACC e acelerando normalmente, o motorista pode aumentar a velocidade estabelecida para depois mantê-la", disse. Ao menor toque nos pedais do freio ou da embreagem, o sistema é desligado automaticamente. O equipamento é indicado para quem viaja com frequência por estradas com pouco movimento, onde se pode manter velocidade de cruzeiro. Próximo Texto: Empresa importa sinalizador dos EUA ; Novik inaugura nova sala de testes de som; O NÚMERO; Roadstar retorna ao mercado brasileiro; Albarus inaugura nova fábrica no Sul Índice |
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