São Paulo, terça-feira, 7 de março de 1995
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Piloto automático é bom em retas

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Manter o veículo em velocidade constante sem a necessidade de acionar o pedal do acelerador é a maior vantagem do "cruise control" ou piloto automático.
O dispositivo só é útil em viagens por estradas retas ou com poucas curvas, em que se pode manter velocidade constante.
O sistema, nessas condições, propricia economia de combustível, em rodovias e avenidas.
O motorista pode, ainda, controlar a velocidade de acordo com o limite legal do trecho, evitando com isso as indesejadas multas.
Bento Penteado Júnior, 35, diretor da Cruise Import, que vende o equipamento importado Equus, disse que o piloto automático deve ser instalado na coluna de direção.
Penteado esclarece que o sistema não deve atrapalhar a visão, nem o acionamento de outro instrumento no painel do veículo.
O equipamento é conectado junto ao cabo original do acelerador. Para acioná-lo, a velocidade deverá ser sempre igual ou superior a 60 km/h. Abaixo disso, não liga.
Penteado informa que existem dois métodos para a instalação do componente. O primeiro serve para carros automáticos. O outro, para veículos equipados com câmbio mecânico, mas que não sejam movidos a diesel.
Segundo Penteado, para se manter a velocidade desejada, deve-se acionar um botão, a partir da velocidade mínima. Em seguida, basta tirar o pé do acelerador.
"Pressionando a tecla ACC e acelerando normalmente, o motorista pode aumentar a velocidade estabelecida para depois mantê-la", disse.
Ao menor toque nos pedais do freio ou da embreagem, o sistema é desligado automaticamente.
O equipamento é indicado para quem viaja com frequência por estradas com pouco movimento, onde se pode manter velocidade de cruzeiro.

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