São Paulo, quinta-feira, 9 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

Congresso mexicano aprova ajuda

FLÁVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

O Congresso mexicano aprovou em sessão extraordinária o pacote financeiro de ajuda norte-americana ao México. O pacote prevê um empréstimo de US$ 20 bilhões.
O ponto mais polêmico durante a votação foi a condição imposta pelo governo norte-americano para concessão do empréstimo: estabelecer como garantia as receitas de vendas do petróleo mexicano.
Na câmara dos deputados, a sessão durou oito horas. Houve troca de acusações entre deputados do PRI (Partido Revolucionário Institucional) e membros dos demais partidos.
Como os "priistas" têm maioria absoluta na Câmara, aprovaram sozinhos, com seus 289 votos, o pacote financeiro.
Os outros três partidos com representantes na Câmara, PRD (Partido Revolucionário Democrático), PAN (Partido da Ação Nacional) e PT (Partido dos Trabalhadores) votaram contra o empréstimo. Juntos, detêm 159 votos.
Saúl Escobar, deputado do PRD, disse que o pacote representa uma camisa de força para a economia mexicana, pois compromete a receita das exportações de petróleo pelos próximos dez anos.
No Senado, a sessão foi mais calma e durou apenas três horas.
Surpreendentemente, os "panistas" uniram-se aos "priistas" e votaram a favor do pacote. A sessão terminou com 111 votos a favor e sete (do PRD) contra.

Peso
O peso fechou ontem a 6,995 novos pesos por dólar, continuando, pelo quarto dia consecutivo, em níveis recordes de baixa. Ontem, o peso perdeu 2,9% de seu valor em relação ao fechamento de anteontem.
As ações da Bolsa de Valores mexicana perderam ontem 1,7 pontos.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Câmara ouvirá Delfim sobre denúncias de vazamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.