São Paulo, quinta-feira, 9 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pan começa na Argentina com ginástica artística hoje

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As competições dos 12º Jogos Pan-Americanos começam hoje com a ginástica artística masculina, na Argentina.
As provas serão disputadas no ginásio da Vila Pan-Americana de Chapadmalal, que fica a 35km de Mar del Plata.
Os Estados Unidos são não só os grandes favoritos na ginástica artística masculina, mas também na maior parte dos esportes. Os norte-americanos querem recuperar a hegemonia esportiva no continente perdida nos Jogos de Havana, Cuba, em 91.
A grande maioria das competições começa no próximo domingo. O Brasil participa de 30 modalidades e faz sua estréia no Pan amanhã contra Costa Rica, no futebol.
Os outros jogos de futebol serão contra Bermudas (dia 13) e Chile (dia 15). As quartas-de-final serão nos dias 18 e 19, as semifinais em 21 e 22 e a final no dia 24.
A delegação brasileira terá a presença de 560 pessoas, sendo 430 atletas e o restante formado por técnicos, médicos, massagistas e dirigentes.
A Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), entidade integrada por 39 comitês olímpicos nacionais do continente americano, confirmou ontem o número de participantes. Serão 5.333 atletas participando do Pan de 95.
Os organizadores estavam preocupados com as fortes chuvas que atingiram a região de Mar del Plata na terça-feira e causaram diversos transtornos para as delegações que já estavam na localidade.
Os dirigentes da Odepa tiveram ontem uma reunião para discutir o problema do esvaziamento do Pan. Algumas modalidades tinham sido canceladas por falta de participantes.
A organização do Pan decidiu que as provas que haviam sido canceladas serão realizadas, mas não darão medalhas.
Segundo a Odepa, será dado um diploma simbólico aos atletas que vencerem as modalidades anteriormente desmarcadas por falta de um múmero mínimo de participantes, que é de cinco por modalidade.
Como resultado, provas como a de heptatlo feminino, que contava com as inscrições de Argentina, Canadá, Cuba e EUA, a luta de 100 kg, que teve Argentina, Cuba e EUA inscritos e a pelota basca, que tivera canceladas algumas disputas, serão realizadas.
A exceção fica por conta do basquete feminino, que recebeu as inscrições de Argentina, Brasil, EUA e Cuba, e foi definitivamente cancelada. A Odepa esperava a confirmação do Chile, que não acabou sendo concretizada.
A Gazeta/CNT confirmou que transmite os Jogos diariamente a partir das 17 horas. Serão sete horas consecutivas de transmissão.
O canal de assinatura Globosat/Sportv promete também mostrar o Pan.

Texto Anterior: Jordan domina testes em Estoril
Próximo Texto: Zé Roberto destaca eficiência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.