São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem foi Louisa May Alcott

MARILENE FELINTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Louisa May Alcott nasceu em 29 de novembro de 1832, em Germantown, então Estado da Pensylvania, mas hoje pertencente à Filadélfia. Seu pai era Amos Bronson Alcott, educador idealista e abolicionista, que acreditava na onipotência da educação e criou o "culto da criança", tipicamente americano.
Bronson Alcott foi um dos fundadores do transcendentalismo americano, junto com os escritores Ralph Waldo Emerson, Henry David Thoreau e o teólogo Theodore Parker, entre outros. Louisa Alcott cresceu em Concord, perto de Boston, onde os transcendentalistas fundaram uma colônia comunitária de anarquistas pacíficos, que profetizavam um futuro utópico da América.
Contemporânea de Christina Rossetti, Emily Dickson, e George Eliot, Alcott ficou conhecida por conta de seu clássico "Mulherzinhas", romance autobiográfico.
(MF)

Texto Anterior: 'Adoráveis Mulheres' pode ser delicioso
Próximo Texto: Paul Newman e roteiro sustentam 'Indomável'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.