São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton vai se reunir com líder do Sinn Fein

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

O presidente norte-americano, Bill Clinton, concedeu ontem permissão para o líder do Sinn Fein, braço político do IRA (Exército Republicano Irlandês), Gerry Adams, recolher fundos para seu partido nos Estados Unidos.
Adams também foi convidado pela Casa Branca para participar da cerimônia do Dia de São Patrício, em 17 de março, quando Clinton terá seu primeiro encontro oficial com o líder republicano.
A decisão do governo norte-americano foi anunciada depois que Adams declarou que a entrega das armas do IRA não será excluída das negociações de paz com os ministros britânicos.
O ministro britânico para a Irlanda do Norte, sir Patrick Mayhew, não comentou a decisão do presidente Bill Clinton.
Mas em visita à capital dos Estados Unidos, na terça-feira, Mayhew teria deixado claro aos norte-americanos que Londres era contra a autorização para recolhimento de fundos pelo Sinn Fein e o encontro entre Clinton e Adams.
O líder separatista só poderá conseguir recursos para fins políticos, mas Mayhew teria alertado Washington de que não é possível saber se o dinheiro será transferido ou não para o IRA.
Mike McCurry, porta-voz da Casa Branca, negou que a decisão possa criar qualquer problema na relação entre os Estados Unidos e o Reino Unido.
"Nós temos uma relação muito boa, produtiva e especial com o Reino Unido."
O líder unionista Ian Paisley, do DUP, disse que recusou um convite para a recepção do dia 17 de março na Casa Branca e afirmou que "(o primeiro-ministro) John Major rendeu-se novamente aos republicanos".
Os unionistas defendem a manutenção da Irlanda do Norte no Reino Unido —que também inclui a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. Já os republicanos defendem a reunião da Irlanda do Norte com a República da Irlanda.
(RS)

Texto Anterior: Rainha faz primeira visita à Irlanda do Norte desde cessar-fogo do IRA
Próximo Texto: Charles deve ter encontro com Diana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.