São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Russa beija norte-americano no espaço

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O astronauta norte-americano Norman Thagard, de 51 anos, recebeu um abraço e um beijo da cosmonauta russa Ielena Kondakova ao entrar ontem na estação orbital russa Mir.
Thagard é o primeiro norte-americano a entrar na estação russa.
Pouco após o acoplamento do foguete Soiuz com a estação, às 4h46min (horário de Brasília), Thagard transmitiu em russo uma mensagem aos centros de controle em terra, dizendo que estava satisfeito por estar na estação espacial, a 400 km da Terra.
O foguete Soiuz, que partiu da base de Baikonur, no Cazaquistão, perseguiu a Mir, que está há nove anos no espaço, durante dois dias. Conforme o planejado, foram necessárias 33 voltas em torno da Terra antes que o acoplamento fosse completado.
Thagard e dois cosmonautas russos, o comandante Vladimir Dejurov e o engenheiro Gennadi Strekalov, passaram uma hora e meia verificando o sistema de ligação e nivelando a pressão entre a nave Soyuz e a Mir.
"Esse é realmente um acontecimento histórico", disse Wayne Littles, diretor do programa de ônibus espaciais dos EUA.
Se tudo ocorrer como previsto, Thagard ficará 90 dias em órbita, um recorde norte-americano.
Um dos três tripulantes que havia na Mir, Valeri Poliakov, é o detentor do recorde de permanência no espaço: 438 dias. Ele deve voltar a bordo da Soiuz no próximo dia 22 de março.
Uma dos principais objetivos da missão de Thagard é o acoplamento da Mir com o ônibus espacial Atlantis, em junho. O Atlantis deverá levar cinco norte-americanos e dois russos para a Mir.
As operações conjuntas fazem parte do plano de construir a estação orbital internacional Alpha. A primeira fase da construção deve ser concluída em 2002.
Amanhã a tripulação do ônibus espacial Endeavour deve bater um recorde de duração ao completar uma missão de 15 dias e meio, a mais longa dos ônibus espaciais.
O Endeavour, cuja missão tinha objetivos científicos, deve pousar na Flórida às 4h54min (hora de Brasília).
O comandante da nave, Steve Oswald, se comunicou por rádio com Thagard. "O fato de termos 14 seres humanos em órbita hoje é um sinal de que temos um novo horizonte se abrindo para nós".

Texto Anterior: Príncipe Charles visita o Marrocos; Suposto incendiário é preso no Rio; Mississippi ratifica abolição após 130 anos
Próximo Texto: Itália faz vacina contra úlcera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.