São Paulo, sábado, 18 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Balas de borracha e bombas deixam 5 feridos

DA SUCURSAL DO RIO

O vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Leandro Cruz, 25, foi um dos cinco feridos no confronto entre manifestantes e policiais durante a visita do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Centro Cultural Banco do Brasil.
Cruz foi atingido na perna esquerda por um tiro de bala de borracha que teria sido disparado, segundo ele, por um oficial da Polícia do Exército. Ele foi atendido no Hospital Souza Aguiar (centro).
O vice-presidente da entidade registrou queixa de lesões corporais na 1ª Delegacia Policial (centro do Rio) e disse que iria ao Instituto Médico Legal para fazer um exame de corpo delito.
Por causa do ferimento em seu dirigente, a UNE pretende ir à Justiça contra a Presidência da República. A entidade quer responsabilizá-la por lesões corporais.
Além de Cruz, quatro outras pessoas foram atendidas no Hospital Souza Aguiar. Três foram feridas com estilhaços de bombas de efeito moral e uma foi atingida por uma bala de borracha. Todos sofreram ferimentos leves e foram liberados logo depois de atendidos.
Os três feridos com estilhaços são guardas de endemias (responsáveis pelo combate à proliferação de insetos) contratados pela Fundação Nacional de Saúde (FNS).
Esses funcionários participavam de uma manifestação convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Contratados do Estado do Rio de Janeiro pela renovação de seus contratos trabalhistas.
"Não sou do sindicato. Só participei da manifestação porque não quero perder meu emprego", disse Marcos Vinícius Vasconcelos, 24, ferido na perna direita e braços.
Marcelo Faria Lins, 25, teve ferimentos na perna direita e Djailson Lopes Oliveira machucou-se no braço esquerdo.
O quinto ferido atendido no Souza Aguiar foi o fotógrafo Michel Filho, 34, do Jornal do Brasil. Ele foi atingido no peito por um tiro de bala de borracha.

Texto Anterior: Sindicalistas e estudantes fazem protesto contra FHC
Próximo Texto: Uma fase de riscos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.