São Paulo, sábado, 18 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baianas vão lavar avenida São Luís

DA REPORTAGEM LOCAL

Lavar a avenida São Luís (centro) com água-de-cheiro e pétalas de flores ao som de Filhos do Olodum e Banda Eva foi a melhor maneira encontrada pelo baiano Jean Pierre Rocha, 33, para trazer bons fluidos ao setor de turismo.
Para garantir a tradição da festa, seis baianas serão trazidas de Salvador para espalhar hoje pela avenida cântaros (potes de barro) com água e flores, exatamente como fazem nas escadarias da Igreja do Bonfim.
Com isso, Rocha, proprietário de uma agência de publicidade localizada na avenida São Luís, quer marcar a "abertura da temporada de turismo".
"Me sinto muito à vontade para fazer a lavagem. Já assisti muitas em Salvador e tenho certeza que vai dar certo em São Paulo. Com isso, também atraímos atenção para a cidade", disse Rocha.
Salvador tem agora dezenas de lavagens por ano, que reúnem milhares de pessoas.
Em São Paulo, a 1ª Lavagem da Avenida São Luís deve ser feita a partir das 10h, junto com a apresentação dos Filhos de Olodum.
"Achei uma loucura fazer uma lavagem em São Paulo. Mas já fizemos até na Europa e deu certo. Acho que o povo vai ficar contagiado, mas nunca será igual à da Bahia", disse Robert Mikawa, 24, assessor de imprensa dos Filhos de Olodum.
O ritual deve levar cerca de uma hora e meia. Às 13h, começa o show com a também baiana Banda Eva, de Ivete Sangalo, com duas horas de duração.
Rocha espera reunir cerca de 15 mil pessoas no evento — 5.000 só do setor de turismo. O policiamento na região será reforçado.
Durante a festa, haverá quiosques para a venda de cerveja espalhados pela avenida.
Para participar da lavagem, funcionários de turismo estão trocando um quilo de alimento não perecível por camisetas do evento.
Quem quiser colaborar pode procurar o posto de arrecadação na própria avenida São Luís. Os alimentos arrecadados serão destinados à campanha Ação da Cidadania Contra a Miséria e Pela Vida.

Texto Anterior: Leitor reclama de lentidão para saque de conta inativa
Próximo Texto: Loiras são figurantes em festa de negros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.