São Paulo, sábado, 18 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pianista afirma que nunca recebeu ajuda

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

A pianista paulistana Eudóxia de Barros, 57, também participou do "8 ou 800". Respondia sobre o compositor Ernesto Nazareth.
"Nunca tive colher de chá", afirma. "Pelo contrário. Os produtores do programa me malharam bastante. Não davam pistas de jeito nenhum. Enfrentei perguntas dificílimas, cheias de minúcias, que a Globo caçava nos rodapés dos livros. Só Deus me ajudou."
A pianista ingressou na competição em agosto de 76. Saiu quase três meses depois, sem faturar o prêmio máximo. "Errei uma pergunta na penúltima etapa e levei apenas Cr$ 80 mil."
Clodovil ocupou o lugar de Eudóxia. "Jamais consegui provar, mas sempre achei que havia cartas marcadas", diz a pianista. "Uns participantes deparavam com questões quase impossíveis. Outros percorriam caminho menos pedregoso. Desconfio que a emissora escolhia, de antemão, quem chegaria à última etapa. E facilitava as coisas para o sortudo."
"Não tenho informações de que este ou aquele candidato recebia dicas", rebate Walter George Durst, um dos redatores do programa. "Enfatizo, porém, que eu não era o responsável por formular as perguntas do Clodovil."
Restam poucas pessoas para dar mais detalhes sobre os bastidores do "8 ou 800". O diretor Carlos Alberto Loffler e o outro redator, Túlio de Lemos, já morreram. O apresentador Paulo Gracindo está hospitalizado e não consegue falar. A atriz Silvia Bandeira, que o ajudava, viajou para o exterior.
Com a experiência que adquiriu em "O Céu É o Limite", onde também trabalhou, Durst escreveu há 30 anos uma peça teatral que tem como mote os programas de perguntas e respostas. Chama-se "Dez para as Sete".
Conta a história do aeroviário Nemésio, expert na obra do poeta Castro Alves. Um dia, vai à TV responder sobre o assunto e tomba diante de uma pergunta "capciosa" (leia trecho à esquerda).
(AA)

Texto Anterior: "Jamais achei que enganava alguém"
Próximo Texto: Acadêmicos criticam o governo e defendem preço de livro tabelado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.