São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funcionários representam 50% dos gastos

TELMA FIGUEIREDO
DA REPORTAGEM LOCAL

As despesas que mais pesam na conta de condomínio mensal são os pagamentos de salários e encargos dos funcionários, de tarifas públicas (como água e luz) e a manutenção dos elevadores.
Segundo o economista Gabriel Karpat, 43, proprietário da GK Administradora de Bens, 80% das despesas de condomínio são praticamente fixas.
Karpat afirma que o quadro de pessoal tem participação média de 50% nos custos condominiais, seguido pelas tarifas públicas (10%), manutenção e conservação (10%) e despesas administrativas (10%).
"Apenas cerca de 20% da arrecadação total é destinada a benfeitorias no prédio ou a gastos ocasionais, como recarga de extintores e pagamento pela demissão de algum empregado", diz.
Segundo uma pesquisa desenvolvida pela administradora de empresas Rosely Schwartz, a participação do quadro de pessoal nas despesas do condomínio também está próxima de 50%.
No estudo, elaborado a partir de visitas a 74 prédios da cidade de São Paulo, os gastos com empregados representam 49,4% do total.
As tarifas públicas aparecem com um peso maior que o atribuído por Karpat: contas de água (18,9%) e energia (11,4%).
A manutenção de elevadores (8,8%) é outro item que integra os principais despesas dos prédios.
Quem acredita estar pagando condomínio alto pode checar se os gastos com cada item fogem muito dos percentuais colocados acima.
Os itens nos quais isso ocorre indicam o que deve estar desestabilizando as contas do edifício.
Vale salientar que o custo do condomínio está diretamente ligado ao número de unidades do prédio. Se há poucos apartamentos, o rateio das despesas é mais "salgado" para cada morador.

Texto Anterior: Saiba como é feita a pesquisa
Próximo Texto: Veja onde há cursos em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.