São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac vira o jogo em um mês

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

Jacques Chirac, 62, surpreendeu praticamente todos os especialistas ao passar, em apenas um mês, do terceiro ao primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.
Derrotado nas últimas duas eleições presidenciais, ele parece desta vez mais perto do que nunca da vitória. Seus aliados temem apenas que ele cometa um erro antes do final da campanha.
Deputado desde 1967, Chirac começou a despontar no cenário político francês nos anos 70, quando ocupou ministérios no gabinete de Jacques Chaban-Delmas.
Em 1974, foi nomeado premiê. Dois anos depois, brigou com o presidente Valéry Giscard d'Estaing, pediu demissão e começou a preparar a campanha presidencial.
No mesmo ano de 1976, fundou a RPR (Reunião pela República), herdeira da RPF (Reunião do Povo Francês) do general Charles de Gaulle, partido que mudou várias vezes de nome ao longo dos anos.
Em 1977, Chirac foi eleito prefeito de Paris, cargo que ainda ocupa. Mas suas duas tentativas de chegar ao Eliseu fracassaram.
Em 1981, ficou em terceiro lugar. Sete anos depois, teve 46% dos votos no segundo turno, contra François Mitterrand, de quem se tornara primeiro-ministro em 1986 e com quem vivera dois anos difíceis de "coabitação".(AFt)

Texto Anterior: França terá sua eleição mais disputada
Próximo Texto: Acaso faz Jospin candidato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.