São Paulo, domingo, 19 de março de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Influência da TV cresce na eleição
ANDRÉ FONTENELLE
Foi graças ao uso inteligente dos meios de comunicação (entrevistas nas horas certas, artigos nos jornais) que Balladur impôs seu nome como premiê em 1993. Ele achava que a fórmula também valeria para chegar à Presidência. Segundo um estudo, o premiê ocupou em janeiro um terço do tempo dedicado aos candidatos nos telejornais. Mas isso não o fez subir nas pesquisas —ao contrário. Outra influência importante é a dos programas humorísticos, em especial o show de marionetes "Les Guignols de l'Info", que caricatura as principais personalidades da atualidade francesa. No programa diário de cinco minutos, Chirac é apresentado como um obcecado pela Presidência; Jospin, como um ingênuo que bate com a cabeça nos postes; e Balladur, como um aristocrata horrorizado com a idéia de ter que encontrar o povo em comícios. A campanha oficial na TV será curta, ocupando apenas as duas semanas que antecedem o pleito. No segundo turno, haverá apenas uma semana de horário eleitoral. A organização de debates ainda não é certa. Líder nas pesquisas, Chirac se recusa a debater com Balladur e Jospin. (AFt) Texto Anterior: 'Azarão' Jospin tumultua corrida eleitoral Próximo Texto: Milhares recebem corpo de filipina enforcada; O. J. deixou rastro de sangue, diz investigador; Ataque rebeldes mata 15 soldados turcos; Oito civis angolanos morrem em emboscada Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |