São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
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CARTAS

"Queria agradecer e elogiar a Ford e a concessionária Sonnervig Caminhões por um problema solucionado na minha F-1.000 93, que apresentou quebra do conta-giros. Contatei o serviço de atendimento ao consumidor da Ford. Dois dias após a reclamação, a Sonnervig entrou em contato e, ao final de uma semana, o defeito já estava reparado." (Wagner Roberto Machado - São Bernardo do Campo, SP)

"Adquiri um Monza Classic na concessionária Metrocar, em São Paulo. Desde que comprei o carro estou insatisfeito com ele, principalmente por causa do sistema de injeção eletrônica de combustível, no caso álcool, apresentando falhas de aceleração em arrancadas e retomadas de velocidade. Já o levei cerca de dez vezes à Metrocar. Como até agora o problema não foi solucionado, propus que a revenda fizesse uma boa oferta para que eu trocasse o carro, mas nada foi oferecido, sob alegação de que não possuíam veículos em estoque. Devido à total falta de interesse por parte da GM em encontrar uma solução, decidi que vou trocar de veículo, optando por um importado.". (Antonio Cesar Mondoni - São Paulo, SP)
A General Motors comunica que a carta foi enviada ao escritório regional de São Paulo para conhecimento, solicitando também que entre em contato com o leitor para os devidos esclarecimentos.
"Gostaria de saber o endereço ou o telefone das revendas de utilitários das marcas JPX e Chrysler." (Flavio Ferretti - São Paulo, SP) O endereço da revenda Izzo, da Chrysler, é rua Paes Leme, 215, Pinheiros, São Paulo, SP, tel. (011) 838-2300. A concessionária Pit Lone, da JPX, fica na av. Santo Amaro, 4.900, Brooklin, São Paulo, SP, tel. (011) 530-7973.

"Na época da divulgação do comercial da picape Ford Ranger, um dos apelos de venda era a possibilidade de transportar uma moto na caçamba, o que também foi mostrado no estande da montadora durante o último Salão do Automóvel, em São Paulo. Por isso adquiri o veículo. Durante a compra, notei que a picape não dispunha dos ganchos na caçamba que permitiriam que a moto fosse amarrada para que não caísse durante o transporte. Os vendedores da concessionária Frei Caneca explicaram, então, que a Ford iria providenciar o equipamento como acessório e que logo estaria disponível no mercado. A picape foi adquirida em outubro e até agora o acessório não está à venda." (Gláucio Cunha Barros - São Paulo, SP)
A Ford explica que o distribuidor Frei Caneca orientou o leitor de como proceder o transporte de carga, esclarecendo que os pontos de fixação ficam nos orifícios localizados nas laterais da caçamba, e que ainda poderiam ser instalados ganchos adicionais, de acordo com a necessidade do cliente.

"Comprador de veículos Ford há 11 anos, adquiri em setembro passado um Escort GL 94 na concessionária Senap, em Arujá. Em fins de novembro, ao perceber um pequeno defeito de fabricação (soltou uma parte da borracha externa que reveste o pára-brisa), levei o veículo até a revenda Horizonte Veículos, em Mogi das Cruzes, que prometeu devolver o carro em 48 horas. Após o prazo estipulado, fui informado pelo chefe da oficina que, além de não consertarem o defeito, eu deveria comprar outro pára-brisa, pois havia o risco do equipamento ser quebrado. Argumentei, reclamando da garantia, mas afirmaram que eles não haviam ganho nada com a compra do carro, pois não foram eles os vendedores. Removeram meu carro até outro município (Arujá) para o conserto, numa manifestação desrespeitosa, insolente e ilegal." (Antonio Maria Claret Abib - Mogi das Cruzes, SP)
A Ford informa que o veículo do leitor foi atendido pelo distribuidor Senap, que solucionou os problemas apresentados.

"Em março de 94 adquiri a cota 007 do grupo 020C do Consórcio Mesbla e, na assembléia do dia 11 de outubro de 94, fui contemplado através de lance, oferecendo o total do saldo devedor. Na ocasião, solicitei a transferência do bem original, um Corsa Wind, para um Gol Plus, pois a fila de espera deste seria menor. Para minha infelicidade, recomendei que a carta de crédito fosse entregue à revenda Cibramar Itaim (do Grupo Mesbla), cujo tratamento me fez sentir um cliente indesejado, além de se negarem a informar minha posição na fila de espera. O Consórcio Mesbla informou que, caso permanecesse com a carta de crédito na Cibramar, teria a contemplação cancelada. Minha saída foi transferir a carta para a Mesbla Veículos na opção pelo Corsa Wind, com um agravante: pegar o fim da fila, com previsão de entrega para setembro de 95." (Flávio Teixeira de Azevedo - São Paulo, SP)
A General Motors esclarece que enviou uma cópia da carta ao escritório de vendas de São Paulo, para conhecimento, e à diretoria da concessionária, para que entre em contato com o leitor para os devidos esclarecimentos.

"Foi com satisfação que vi publicada na Folha do dia 25 de dezembro de 94 minha carta. A General Motors respondeu dizendo que o escritório regional de vendas receberia a cópia da carta e entraria em contato comigo. Já se passou um mês e ainda não obtive nenhuma resposta daquela montadora. Gostaria que a carta fosse publicada para que a GM se manifeste novamente. Ou será que é sempre assim: uma resposta evasiva para esquecermos o fato?" (Maria Lúcia da Costa, São Paulo, SP)

"Em março de 94 adquiri na concessionária Bavepel, em Bacabal (MA) um Vectra GLS zero km. Na volta para casa descobri que o ar-condicionado não funcionava. Levei o carro até a Comave, em São Luís. Transcorrido 20 dias do conserto, o ar-condicionado não funcionava novamente. Nos últimos nove meses, o serviço de atendimento da marca me levou de volta a revendas por nove vezes. Na última vez o carro ficou retido uma semana e o problema não foi resolvido." (Francisco José Silva Rodrigues - G.E. Barros, MA)
A GM comunica que foi enviada uma cópia da carta ao escritório regional de Recife, que estará acompanhando a correção das falhas na revenda Pedro Machado.

MANUAL DO PROPRIETÁRIO Os interessados em manuais da Ford devem escrever para Caixa Postal 5.064, CPI 2.043, CEP 09870-900, São Bernardo do Campo, SP, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura junto à rede de revendedores.

PARA ESCREVER Envie sua carta para caderno Veículos, Redação, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Ela só será respondida através desta seção.

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