São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tribunal de Contas da União dá início a auditoria no setor público

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TCU (Tribunal de Contas da União) iniciou ontem a maior devassa já feita nos contratos e licitações do setor público federal.
Ao todo, 420 auditores —cerca de 50% de toda a equipe do TCU— passarão cinco dias investigando 211 órgãos públicos e empresas estatais.
Só na administração direta, autarquias e fundações, o volume de recursos investigados chega a R$ 2 bilhões —37% de todo o volume licitado no ano passado.
A operação vinha sendo preparada em sigilo há cerca de três meses, desde que Marcos Vilaça assumiu a presidência do TCU. Os dados referentes às licitações e aos contratos sob alvo foram previamente analisados.
É preciso verificar, por exemplo, se um serviço que foi objeto de licitação está sendo mesmo prestado ou se determinado bem adquirido foi mesmo entregue.
Um dos principais alvos é o superfaturamento de preços. Vilaça quer levantamento mais abrangente do que conseguiu a CEI (Comissão Especial de Investigação) no governo Itamar. Nos poucos setores que analisou, a CEI constatou sobrepreço de em média 40%.
As 211 instituições sob auditoria foram escolhidas conforme o volume de recursos envolvidos.
A auditoria está investigando 43 órgãos da administração direta, três órgãos autônomos, 32 fundações, 54 autarquias —entre elas o Banco Central— e 79 estatais.
O trabalho de auditoria externa vai até a próxima sexta-feira. O prazo para conclusão dos relatórios é o próximo dia 29.

Texto Anterior: 'Não há motivo para barulho'
Próximo Texto: Advogado pede rapidez em ação contra ACM; Deputados do PV e PRP ingressam no PDT; PC quer comemorar Páscoa em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.