São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gays lançam 'Manual de Sobrevivência'

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

O Grupo Gay da Bahia (GGB) lançou ontem em Salvador um "Manual de Sobrevivência Homossexual", com 30 dicas sobre "como reagir à violência na rua", "como evitar ser assassinado" e "o que fazer se for preso".
O manual, em 5.000 exemplares, é o principal instrumento da "Campanha Nacional Contra a Violência Anti-homossexual" com a qual o GGB planeja percorrer o país a partir desta semana.
Além do manual, a campanha também conta com um cartaz e um folheto. Este último anuncia: "Gay vivo não dorme com inimigo".
Segundo Luiz Mott, presidente do GGB, o Brasil é "campeão mundial" de mortes de homossexuais. Baseado em recortes de jornais, o militante afirma que entre 1980 e 1994 cerca de 1.500 gays foram assassinados no país.
"Gay medroso e covarde já era! Aprenda técnicas simples de autodefesa", propõe o manual, que é ilustrado com uma imagem de São Sebastião. "Se você viu um gay ou lésbica sendo atacado, tente reunir outras pessoas para espantar os agressores", ensina.
Financiado por duas entidades estrangeiras (Fundação Européia de Direitos Humanos e Fundo de Direitos Humanos da Noruega), o "manual de sobrevivência" será lançado no próximo dia 28 em Brasília e, em maio, em cinco capitais do Nordeste. (MSy)

Texto Anterior: Salvador troca seringas novas por usadas
Próximo Texto: Outono começa com dia típico em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.