São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

Inadimplentes terão EGF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Agricultura, José Eduardo de Andrade Vieira, disse ontem que o governo vai passar a financiar agricultores inadimplentes por meio de empréstimos do Banco do Brasil.
O financiamento será feito pelo EGF (Empréstimo do Governo Federal) tendo como parâmetro o preço mínimo. Pelo EGF, o agricultor pode pagar o financiamento entregando sua produção ao Banco do Brasil.
Até agora, o EGF era utilizado só para custeio e não para rolagem da dívida.
As operações de EGF para produtores inadimplentes começam a ser operadas a partir da próxima semana, anunciou Andrade Vieira. Os pequenos agricultores serão os mais beneficiados, pois o governo vai adquirir até 150 sacas de milho.
O governo não cedeu às pressões da bancada ruralista —120 deputados— e anunciou ontem que a TR (Taxa Referencial) continua valendo para os contratos agrícolas antigos.
Para os novos contratos da safra de inverno, valerá taxa semelhante à TJLP (Taxa de Juro de Longo Prazo) com um custo de 25% ao ano, metade da TR.
Os ruralistas prometem obstruir a votação de projetos de interesse do governo se não for anunciada uma alternativa à TR.
Hoje, em Brasília, os produtores rurais realizam um ato de protesto defendendo o fim da TR e solução para o endividamento agrícola.

Texto Anterior: Ministro nega mudança na banda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.