São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995 |
Texto Anterior |
Índice
Retífica faz prolongar a vida útil do motor
DEBORAH DE OLIVEIRA
Esse processo procura recuperar e estabelecer as características originais de funcionamento e durabilidade do motor. Segundo Luís Carlos Boscolo, 49, diretor da Boscolo Motores e Retífica, se o proprietário notar essas falhas em seu veículo o ideal é que seja feito um exame prévio. O recondicionamento é indicado não só quando surgem os problemas de desgaste natural do motor, mas também em caso de acidentes. Se uma mangueira quebrar e isso resultar em um superaquecimento do motor, poderá haver comprometimento de peças. Outro exemplo que pode levar a desgastes é a perda de óleo, que pode ocorrer se uma pedra furar o cárter (compartimento do óleo do motor), por exemplo. O motorista deve verificar sempre se o painel indica superaquecimento. Em caso positivo, não deve seguir viagem. Segundo Boscolo, um motor pode ser retificado até cinco vezes sem comprometimento de peças básicas. "Depois da terceira retífica, mudam-se as dimensões internas do motor. Passa-se a fazer acertos dimensionais e, com isso, as peças básicas podem sofrer substituições", diz ele. Ao receber o motor, a oficina faz a identificação, inspeção visual e anota as condições em que ele se encontra. A seguir, o motor é desmontado com ferramentas e equipamentos adequados para que as peças não sejam danificadas. É feita uma limpeza preliminar para se observar quais peças devem ser substituídas. Entre as peças que devem ser reparadas estão jogos de pistões, anéis, buchas do comando auxiliar, bronzinas, juntas e retentores. Todas elas, além dos procedimentos a serem executados, fazem parte do conjunto de normas técnicas NBR 13032 de execução de retífica de motores da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Por fim, é feita a inspeção preliminar do motor, chamada inspeção de ensaio e depois, conforme especificações, a inspeção final. Garantia A garantia do serviço varia de seis meses a um ano ou de 10 mil quilômetros a 20 mil quilômetros e o tempo do serviço leva de quatro a sete dias. O proprietário do veículo deve se informar se as normas estão sendo seguidas pela oficina. Segundo Carlos Bernardes, 26, engenheiro da Retífica Master, o proprietário que optar por um serviço de retífica à base de troca deve tomar cuidado. "Os riscos de adquirir um motor que não oferece mais condições de recondicionamento são grandes", diz. Alguns cuidados devem ser tomados depois que o carro deixa a oficina, nos primeiros 1.500 quilômetros. Em primeiro lugar está o amaciamento do motor para assento dos anéis. Como em todo veículo novo, o amaciamento também requer atenção prévia. "O proprietário deve evitar usar marchas que forcem demais o motor, tanto em baixa quanto em alta velocidade", afirma Bernardes. É recomendável também a troca de óleo a cada mil quilômetros para eliminar resíduos produzidos pelas peças retificadas. Texto Anterior: Tutela lança lubrificante testado nos Estados Unidos Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |