São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa sugere ao Brasil operação anticorrupção

DA "FRANCE PRESSE"

O papa João Paulo 2º propôs que seja feita no Brasil uma operação anticorrupção semelhante à Operação Mãos Limpas, realizada na Itália.
João Paulo 2º recebeu ontem no Vaticano um grupo de bispos do Sul do Brasil. Segundo ele, "é saudável" esclarecer todas as "ações desonestas que prejudicam o interesse comum".
A Operação Mãos Limpas foi uma iniciativa de um grupo de juízes da Itália, em especial da cidade de Milão, para investigar casos de corrupção envolvendo empresas e o governo do país.
Em consequência das investigações, figuras importantes da política e do empresariado italiano foram condenadas e presas.
O papa também advertiu os bispos brasileiros para que evitem "cuidadosamente" envolvimentos políticos.
Ele pediu que os sacerdotes e religiosos que evitem "qualquer compromisso pessoal no campo da política ou do poder temporal", separando "a pastoral social da militância política e partidária".
Casa e terra
João Paulo 2º também tocou nas questões da moradia e da terra no país. Ele afirmou ser inútil construir escolas e hospitais no Brasil se o povo não tem onde morar.
Para o papa, "parece ilusório e ao mesmo tempo irracional investir em educação de crianças" com a construção de escolas ou melhorar a saúde do povo construindo hospitais "se não existe uma política habitacional inteligente".
Sobre o problema da terra, ele disse que religiosos não devem "estimular, inspirar ou apoiar as iniciativas ou os movimentos de ocupação de terras".
O papa disse, entretanto, que "é importante garantir o acesso à terra a quem tem efetivamente condições para fazê-la produzir".
"É necessário para isso a colaboração com o setor público para implementar uma nova política sobre a terra, que melhore a distribuição e crie condições para um trabalho que recompense o produtor rural e o homem do campo."

Texto Anterior: Polícia Civil está descontente
Próximo Texto: Deputados não trabalham e fraudam lista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.