São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste detecta Alzheimer com antecedência

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pessoas com genes associados ao mal de Alzheimer começam a ter suas funções cerebrais reduzidas anos antes de apresentar os sintomas clínicos da doença, segundo estudo publicado esta semana na revista da Associação Médica Americana.
A descoberta foi feita graças a uma combinação de técnicas desenvolvida por cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).
Eles observaram pessoas com mais de 50 anos que possuíam parentes que sofriam de Alzheimer, além de familiares que já desenvolveram a doença.
Em 38 dos casos investigados, houve aplicação de técnicas de tomografia e de avaliação genética.
As conclusões do estudo sugeriram que a combinação dos dois métodos pode eventualmente permitir aos médicos identificar pacientes que estejam nos estágios iniciais da doença.
Isso possibilitaria aos cientistas tentar novas terapias antes que os danos no cérebro dos pacientes se tornassem irreversíveis.
Nós descobrimos que parentes que não apresentam demência, mas carregam o gene associado à doença, têm funções cerebrais reduzidas e maior assimetria entre os hemisférios do que os que não possuem tal gene, disse Gary Small, líder do grupo de pesquisadores que desenvolveu o teste.
Em um outro estudo, publicado no último número da revista Neurology, cientistas concluíram que a mesma doença prejudica a capacidade de fala de maneira mais severa em mulheres.

Texto Anterior: Forbes diz que Brasil deve ignorar o FMI; Calegari vai entrar com ação contra Estado; Cidinha quer que Stephanes se explique; Assembléia de SE investiga contratações
Próximo Texto: Teste detecta difusão de câncer da próstata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.