São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Osborne "não entende nada de Brasil", diz Bresser a deputados

ALEXANDRE SECCO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Jair Bolsonaro (PPR-RJ) e o consultor americano David Osborne monopolizaram parte da exposição do ministro-chefe da Secretaria da Administração Federal, Luiz Carlos Bresser Pereira, ontem na Comissão de Trabalho da Câmara.
Bresser fora convidado justamente para explicar a possível contratação de Osborne e falar sobre a estabilidade de emprego para os funcionários públicos.
Em sua exposição inicial, Bresser disse que "ele (Osborne) não entende nada de Brasil, nada mesmo". Durante 15 segundos, Bresser foi vaiado pelos funcionários públicos que lotavam o auditório.
O ministro tentou esclarecer: "Não entende nada de Brasil, mas entende da reforma do Estado". Osborne é autor de "Reinventado o governo" —livro de cabeceira do presidente americano Bill Clinton.
Chico Vigilante (PT-DF) aproveitou: "Sabia que a administração pública estava mal, mas não a ponto de contratar alguém que não sabe nada de Brasil".
Bolsonaro
O ministro falou também sobre a recontratação de demitidos e da concessão de aumentos para o funcionalismo. Ao explicar o reajuste salarial proposto para os funcionários que recebem gratificação, o ministro afirmou que "o aumento é apenas aparente".
Bolsonaro reagiu: "Vossa excelência tem uma tremenda cara de pau". Aplaudido pelos funcionários, emendou: "Todos os funcionários gostariam de ter um aumento apenas aparente".
O ministro permaneceu impassível. Ouviu as perguntas de outros dois deputados, respondeu a eles e ignorou Bolsonaro.
Irritado por ficar sem resposta, Bolsonaro levantou, apontou o dedo para Bresser e o acusou de "sem vergonha". Mais uma vez aplaudido, repetiu cinco vezes a acusação e deixou a sala.
O deputado Osvaldo Biolchi (PTB-RS) pediu à Mesa abertura de processo contra Bolsonaro por falta de decoro parlamentar.

Texto Anterior: Oposição domina comissão
Próximo Texto: Força Sindical fará passeata dia 28 em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.