São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Min Tanaka

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Brasil já conhece Kazuo Ohno, que esteve aqui pela primeira vez em 1986. Através da imprensa, já ouviu falar de Tatsuji Hijikata (1998-1986), outro responsável pelo surgimento da dança butô no Japão no final dos anos 50.
Faltava o contato com Min Tanaka, considerado o terceiro pilar do butô no Japão, depois de Ohno e Hijikata. Ex-jogador de basquete, Tanaka abandonou o esporte para estudar balé.
Depois de participar de movimentos underground na década de 60, decidiu reinventar a dança. Em 1973 realizou suas primeiras apresentações como artista de butô.
Procurando expressar a subconsciência dos músculos e a memória das células, alcançou o chamado degrau zero da dança. Segundo estudiosos, na época ele se valia de movimentos que pareciam totalmente involuntários, para realizar uma dança que lembrava uma nuvem voando nos céus.
Uma de suas frases é: "A vanguarda tem um intenso 'affair' com a tradição". Hoje, aos 50 anos, Tanaka dirige laboratórios de butô na França, Holanda, Canadá, Alemanha, Suíça e Espanha.
Em 1989 ele recebeu do governo francês a condecoração Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettre. Já dançou em concertos da soprano Jessye Norman. Após as apresentações no Brasil, ele segue para Los Angeles, onde realizará um trabalho em colaboração com Yoko Ohno.
(AFP)

Texto Anterior: São Paulo vai sediar festival de butô em abril
Próximo Texto: Comida da roça está bem perto da cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.