São Paulo, domingo, 26 de março de 1995
Próximo Texto | Índice

Muxoxos; Se correr o bicho pega...; Interesse próprio; Fio da meada; Dedos cruzados; Mais polêmica; Calendário urgente; Hora da verdade; Plataforma; Sede

Muxoxos
Amigos de FHC acham que o clima no Planalto não reflete o estado de espírito do presidente. Pelo contrário. Dizem que ele continua bem-humorado e disposto a ouvir, enquanto o mesmo não pode ser dito de alguns auxiliares.

Se correr o bicho pega...
Aliados de FHC no Congresso acham que ele está entre dois fogos: se não distribuir cargos, perderá votos; mas, num governo de continuidade, muitas vagas já têm ocupante e modificá-las pode também gerar insatisfação.

Interesse próprio
Avaliação no Congresso: quanto mais demorar a votação das reformas, mais difícil será fazê-las. Há muitos deputados candidatos a prefeito, que não vão querer mexer em aposentadorias nem dar novos encargos aos municípios.

Fio da meada
Para evitar novas trombadas dentro do governo na hora de enviar projetos ao Congresso, o Planalto quer melhorar com urgência a articulação entre as assessorias legislativas dos ministérios e estatais. A tentativa já começou.

Dedos cruzados
Líder do governo no Congresso, Germano Rigotto (PMDB-RS) diz que o "cenário bom" da reforma seria a votação das emendas previdenciária e tributária pela Câmara em julho e, no segundo semestre, a fase final no Senado.

Mais polêmica
FHC disse a deputados aliados que é favorável à elaboração pelo Congresso da reforma política ainda em 95. Entrariam questões como sistema eleitoral e partidário.

Calendário urgente
O PSDB deve antecipar de maio de 96 para novembro próximo a renovação do Diretório Nacional. São dois objetivos: acomodar as novas forças estaduais tucanas e começar a preparar o partido para as eleições municipais.

Hora da verdade
Dirigentes do PSDB destacam que as eleições municipais de 96 serão estratégicas para o partido porque terão caráter plebiscitário. Ou seja, o governo federal e os estaduais sob o comando tucano enfrentarão o teste das urnas.

Plataforma
Candidato a presidente do PMDB-SP, Wagner Rossi quer ampliar o colégio eleitoral. "Não podemos mais ter nomes do bolso do colete, como foi a escolha do candidato a governador, que não atendeu os reclamos do partido".

Sede
Diretor-geral do Senado, Alexandre Dupeyrat reduziu em 20% o tamanho da licitação para a compra de garrafões de água. Agora, à medida que o consumo exigir, serão comprados até 26.250 unidades.

Próximo Texto: Escudo invisível; O de sempre; Apelação; Ecodólares; No ar; Ação rural; Corpo mole
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.