São Paulo, domingo, 26 de março de 1995 |
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CORREÇÃO DE RUMO O que buscam hoje as ex-escolas "alternativas" Realidade Nenhuma escola quer ser mais uma "ilha paradisíaca". O espaço lúdico, da fantasia e da criatividade está inserido na realidade. Conteúdo Português e matemática, por exemplo, são conteúdos obrigatórios em qualquer escola. Ninguém mais abre mão do "saber oficial". Avaliação Embora muitas dêem provas para os alunos, como exemplo do que terão de enfrentar na vida, as escolas tentam aplicar formas mais contínuas e globais de avaliação. Limites Os limites são a base das relações sociais, dizem as escolas. Procuram deixar o mais claro possível as "regras do jogo" para os alunos. Família As escolas reclamam que muitos pais passam para elas toda a tarefa de educar. Algumas se propõem a educar também os pais. Ética As escolas procuram formar cidadãos. Valores morais são imprescindíveis no mundo competitivo. Autonomia As escolas se preocupam em formar "indivíduos críticos" com autonomia para enfrentar o mundo. Texto Anterior: Escolas fecham cartilha 'alternativa' e tentam encarar a realidade dos 90 Próximo Texto: Para americano, disciplina é questão de bom senso Índice |
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