São Paulo, domingo, 26 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atriz participa de campanha contra câncer; Hospital faz exame preventivo da próstata; O NÚMERO; A FRASE; Ovo cru pode provocar diarréia; Máquina irá preparar ossos para enxertos

JULIO ABRAMCZYK

Atriz participa de campanha contra câncer
A atriz Carolina Ferraz (foto) participa da campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", lançada sexta-feira no auditório do Itamaraty. O objetivo da campanha é arrecadar US$ 2 milhões para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.

Hospital faz exame preventivo da próstata
Começa amanhã, às 9h, no prédio dos ambulatórios do Hospital das Clínicas, a Campanha Nacional de Saúde Prostática, promovido pelo Conselho Brasileiro de Saúde Prostática com o apoio da Clínica Urológica do HC. Até o dia 31, das 7h às 16h, homens com mais de 50 anos poderão submeter-se ao exame preventivo da próstata.

O NÚMERO
400 ... casos de salmonelose, uma infecção intestinal de notificação compulsória provocada pela bactéria Salmonela, que causa diarréia, vômitos, febre e dor abdominal, já foram registrados na região do ABC, em São Paulo.

A FRASE
"Para formação mental normal e prevenção dos distúrbios de comportamento na adolescência, é importante o afeto, segurança e amor nos primeiros anos de vida."
(Professor Luiz Miller de Paiva, psicanalista, em seu livro "Crime psicanálise e psicossomática", Editora Imago)

Ovo cru pode provocar diarréia
Considerada uma doença benigna e raramente fatal, apesar de poder levar à desidratação pelos vômitos e diarréia que provoca, a origem do surto de salmonelose na região de Santo André, São Bernardo e São Caetano, na região da Grande São Paulo, vem sendo associada à ingestão de ovos de galinha consumidos crus, informa o médico Wagner Kuroiwa, da Secretária da Saúde, na publicação da Regional de São Caetano do Sul da APM -"Olho Clínico".

Máquina irá preparar ossos para enxertos
Serão iniciados no dia 30 próximo, no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, os primeiros testes para liofilizar (desidratar) ossos para transplante. Como nem sempre é possível o aproveitamento de partes ósseas do próprio paciente (enxerto autógeno) e o emprego de porções ósseas de doadores exige cuidados especiais de esterilidade e conservação, o osso liofilizado aumenta a margem de segurança em relação a doenças transmissíveis e diminui o custo do transplante.

Texto Anterior: Insetos mortos trazem risco
Próximo Texto: Veja como fazer um 'Quiz Show' em casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.