São Paulo, domingo, 26 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WESTERNS

"No Tempo das Diligências" ("Stagecoach", John Ford, 1939)
"Consciências Mortas" ("The Ox-Bow Incident", William Wellman, 1943)
"Winchester 73" (Anthony Manm, 1950)
"O Matador" ("The Gundighter", Henry King, 1950)
"O Resgate do Bandoleiro" ("The Tall T", Budd Boetticher, 1957)
"Matar ou Morrer" ("High Noon", Fred Zinnemann, 1952)
"Paixão dos Fortes" ("My Darling Clementine", John Ford, 1946)
"O Homem que Matou o Facínora" ("The Man Who Shot Liberty Valance", John Ford, 1962)
"Rio Vermelho" ("Red River", Howard Hawks, 1948)
"Onde Começa o Inferno" ("Rio Bravo", Howard Hawks, 1959)
John Wayne é, naturalmente, a grande estrela do gênero, em "No Tempo das Diligências", "Rastros de Ódio", "O Homem Que Matou o Facínora", "Rio Vermelho" e "Onde Começa o Inferno". Seguem-no Randolph Scott (em todos os faroestes de Budd Boeticher) e Henry Fonda (em "Consciências Mortas" e "Paixão dos Fortes"). Gregory Peck esteve em "O Matador", mas também em dois bangue-bangues excêntricos: "Duelo ao Sol" e "Yellow River". Gary Cooper, alto, tímido e lacônico, parece ter inventado o cowboy que quase não abre a boca, e quando o faz é econômico também em seu "delivery". Reinventou o personagem, já maduro, em "Matar ou Morrer"

Texto Anterior: MELHORES COMÉDIAS
Próximo Texto: Momentos inesquecíveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.