São Paulo, domingo, 26 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado de vans continua aquecido

CLAUDINÊ GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE GENEBRA

O mercado de vans —carros tipo Kombi, cconhecidos também por monovolumes— continua em alta na Europa.
Só na Suíça, esse segmento cresceu 4,5% no ano passado.
Desde o surgimento da primeira van do mercado europeu —a Space, da Renault, lançada em 1989—, o mercado de vans é um dos que mais crescem na Europa.
O aquecimento desse segmento foi confirmado no Salão Internacional de Genebra, que aconteceu este mês na Suíça.
Na mostra foram lançados seis modelos —Volkswagen Sharan, Ford Galaxy, Windstar, Mazda MPV, Mitsubishi Space Gear e Honda Shuttle (que no Brasil vai ganhar o nome de Odyssey),
A lista de opções não vai parar por aí. A espanhola Seat tem planos para começar a comercializar o Alhambra.
As alemãs BMW e Mercedes-Benz também aceleram seus projetos para esse segmento.
O diretor da Mazda suíça, Marc-André Blanc, constata "uma mudança de mentalidade do motorista europeu".
Segundo ele, a van é ideal para quem procura um carro familiar, confortável e seguro.
Na tentativa de precisar o perfil do consumidor de vans, importadores dizem que o preço, nessa faixa de mercado, não é o fator determinante.
Na Europa, um carro tipo van custa entre US$ 35 mil e US$ 45 mil. No Brasil, não se compra um por menos de R$ 50 mil.
Os importadores garantem ainda que o consumidor examina em primeiro lugar a facilidade de acesso, depois a maneabilidade, seguida pelo prazer de dirigir.
O volume e a disponibilidade do espaço interno também são itens fundamentais para a compra.
Grande parte dos modelos dispõe de bancos giratórios (transformando a cabine numa pequena sala) e cadeiras que podem ser facilmente retiradas, aumentando a área para o transporte de carga.
Erro de cálculo
O pioneiro europeu da categoria foi o Espace, da francesa Renault, lançado em 1989.
Seu criador, o engenheiro franco-suíço Philippe Guedon, só errou na previsão.
Ele estimava que em 2004, as 15 maiores montadoras teriam o seu modelo van.
Mas o sucesso foi tão grande que o consumidor europeu tem até agora 13 marcas à sua disposição —Renault, Chrysler, Volkswagen, Nissan, Pontiac, Mitsubishi, Toyota, Ford, Volkswagen, Honda, Mazda, Fiat e Lancia.

Texto Anterior: Parati muda de cara para manter liderança
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.