São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundação faz coleta de sangue em faculdade

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fundação Pró-Sangue e outros cinco bancos de sangue da cidade de São Paulo estão, desde ontem, fazendo coleta de sangue em postos montados na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), no Pacaembu (zona oeste de São Paulo).
O posto de coleta estará funcionando até o dia 7 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Ontem, no primeiro dia de coleta, 53 pessoas fizeram doações.
Segundo o médico Marcelo Cliquet, 33, chefe da divisão de medicina transfusional da Fundação Pró-Sangue, o objetivo do projeto é "conscientizar as pessoas sobre o problema do sangue." Os organizadores do projeto esperam conseguir 1.600 doações até o dia 7.
Para doar sangue, o voluntário tem que passar por um exame físico, um exame de hemoglobina e um questionário, para garantir as condições mínimas de saúde para a doação. Todo o processo não ultrapassa dez minutos. Cada pessoa doa uma bolsa de sangue, com capacidade para cerca de 450 ml.
Desde o ano passado a Fundação Pró-Sangue vem buscando doadores externos, através de postos de coleta como esse, montados em locais estratégicos. "O retorno tem sido muito bom, principalmente nos postos montados nas universidades", afirma Cliquet.
Para o professor da FAAP Oswaldo Fuchs, 57, um dos organizadores do projeto, o importante é "acabar com o receio que as pessoas têm em doar sangue. Não é só a questão da coleta imediata, mas de formar futuros doadores."
O posto de coleta foi instalado numa sala anexa ao saguão do prédio principal da faculdade. A FAAP fica na rua Alagoas, 903, no Pacaembu (centro).

Texto Anterior: N'Dour traz o pop africano ao Brasil
Próximo Texto: Dentista estuda dentadura estável e que não prejudica a pronúncia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.