São Paulo, terça-feira, 28 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antonio Meneses abre temporada da Hebraica

Violoncelista se apresenta com a Orquestra Villa-Lobos

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Concerto: Antonio Meneses (violoncelo) e Orquestra de Câmara Villa-Lobos
Onde: Sala Arthur Rubinstein (r. Hungria, 1.000, tel. 011/818-8888)
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Quanto: R$ 40 (não-sócios) e R$ 20 (sócios e estudantes)

O violoncelista brasileiro Antonio Meneses se apresenta hoje e amanhã na Sala Arthur Rubinstein, acompanhado da Orquestra Villa-Lobos, inaugurando a temporada de concertos da Hebraica/Banco de Boston.
Depois de interpretar o "Concerto Duplo", de Brahms, na sexta-feira passada no Municipal, Meneses vai tocar o "Concerto em Dó Maior para Violoncelo e Orquestra", de Joseph Haydn, considerada uma das peças mais difíceis do repertório violoncelístico.
Meneses, um dos mais destacados violoncelistas da atualidade (ele acaba de gravar um CD com as seis sonatas op. 3 de Graziani pelo selo sueco "Sanctus"), tocará num violoncelo Matteo Goffriler, de 1700.
Além da obra de Haydn, constam do programa o "Quarteto nº 1", de Villa-Lobos (em versão para orquestra de Claudio Cruz), a "Cantoria para Violoncelo e Orquestra de Cordas", de Ronaldo Miranda, e as "Danças Romenas", de Bela Bartók (1881-1945), compostas em 1915 e baseadas em danças tradicionais da Romênia.
Tanto nesta peça quanto na primeira, poderemos apreciar as qualidades da recém-formada Orquestra de Câmara Villa-Lobos (ela surgiu em 1992), que Zubin Mehta definiu como "tecnicamente perfeita".

Texto Anterior: Brasileiros comandam Orquestra de Praga
Próximo Texto: Espaço Banco Nacional inaugura anexo com clássico de Glauber
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.