São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Local da refinaria será definido no fim do ano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito, e o presidente da Petrobrás, Joel Rennó, afirmaram ontem que somente no fim de deste ano será definido o Estado que vai sediar a nova refinaria de petróleo da Petrobrás.
Brito e Rennó foram depor na Comissão de Infra-Estrutura do Senado e deixaram os senadores irritados com a falta de informação sobre os estudos técnicos que estariam sendo feitos pela Petrobrás para escolher o local da refinaria.
"Não podemos aceitar que o modelo aplicado para definir qual será o lugar da refinaria seja uma caixa-preta. É preciso haver mais transparência nesta questão", reclamou o senador Geraldo Mello (PSDB-RN).
O presidente da Comissão, José Agripino (PFL-RN), disse que não havia ficado claro qual critério técnico está sendo usado. Parlamentares dos Estados que estão na disputa (Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Pará) lotaram a comissão.
"A exposição não satisfaz", afirmou o senador Ademir Andrade (PSB-PA). "Esperávamos saber quais as vantagens de cada Estado sediar a refinaria", disse.
O senador Roberto Freire (PPS-PE) afirmou que a indefinição do governo em relação ao local que vai sediar a nova refinaria está provocando uma "guerra fiscal" entre os Estados que estão na disputa.
"Não temos nada com isso. Nunca dissemos que este fator seria preponderante", afirmou Rennó após a reunião. Mas reconheceu que é importante para o governo conhecer as vantagens fiscais dos locais.

Texto Anterior: Projeto reduz impostos a seis
Próximo Texto: Justiça concede posse de capelas a arquidiocese
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.