São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 1995
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Web vira estrela em feira na Califórnia

MARIA ERCILIA
ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

O grande saldo da feira New Media, que aconteceu em Los Angeles de dia 13 a 15 de março, foi a guerra aberta entre os serviços on line para oferecer acesso à Internet. Quem ganha é o consumidor, que vê as tarifas despencarem e os programas de acesso ficarem cada vez mais simples.
A Netcom, por exemplo, montou um pacote com o software "Netcruiser". A taxa mensal é de apenas US$ 19,95, com uma taxa inicial de US$ 25. O Netcruiser tem todas as aplicações necessárias a um passeio decente na Internet, incluindo acesso gráfico à World Wide Web (Teia de Alcance Mundial), além de gopher, ftp, telnet, e-mail etc.
A maioria dos serviços está oferecendo uma combinação de software gráfico personalizado, como o "Netcruiser", com baixas taxas de acesso. O serviço on line Interramp oferece o "Chameleon", que funciona no mesmo esquema que o "Netcruiser".
A CompuServe jogou alto, comprando a Spry, empresa de software que criou o "Internet-in-a-Box", que utiliza como programa de acesso à Web uma versão do "Mosaic".
A AT&T colocou em beta-teste seu "AT&T Interchange", oferecendo cinco horas de acesso gratuito a quem quiser se cadastrar.
A explosão da Web
A America Online oferecia durante a feira um software gratuito com sua nova interface, com o slogan veja como nós mudamos, que dá a medida do que está acontecendo no mercado de serviços on line. A explosão da World Wide Web mudou totalmente as regras do jogo, tornando o acesso à Internet muito mais simples para o consumidor que não quer esquentar a cabeça.
A Web interconecta uma série de sites (computadores que distribuem informações pela Internet) com recursos de multimídia, e torna a navegação tão simples como a utilização do "Windows".
Os cinco grandes serviços on line americanos (CompuServe, America Online, Genie, Prodigy e Delphi), que ainda estavam se adaptando ao fato de que o público queria ter acesso à Internet através deles, tiveram de correr para oferecer interfaces gráficas de acesso à Web, e ainda competir com os preços baixos de provedores de Internet como a Netcom.
Ainda assim, a discrepância é enorme: 20 horas de Internet custam US$ 19,95 na Netcom, US$ 200 na CompuServe e US$ 62 na America Online. Estes grandes serviços estão ameaçados de virar dinossauros justamente quando a anunciada explosão das redes de computadores se torna realidade.

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