São Paulo, sábado, 1 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento traz o teatro japonês a São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo teatral japonês Sei se apresenta a partir de hoje em São Paulo. Traz duas peças, com versões em japonês e português. Uma delas é uma adaptação do romance "Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcellos.
As apresentações fazem parte das comemorações do centenário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, que inaugurou as relações diplomáticas entre os dois países.
O grupo Sei, dirigido por Akira Yamaguchi, exibe hoje, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, "O Novo Conto de Toono".
A montagem, às 14h (em japonês) e às 17h (em português), reúne dois monólogos baseados em contos folclóricos japoneses. Cada monólogo é encenado por um ator, que interpreta vários personagens.
Amanhã é a vez de "O Anjo Travesso" (baseado em Vasconcellos), com oito atores em cena.
Será apresentada em japonês, às 14h e 17h, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Na segunda, em português, no Centro Cultural Turma da Touca, às 16h.
A seguir, o grupo segue em turnê pelo interior e Rio de Janeiro.
As versões em português são encenadas pelos próprios atores japoneses. Eles decoraram e dizem o texto traduzido, mesmo sem saber português.

Imagens da Cena
Está em cartaz também, no Centro Universitário Maria Antônia, da USP, a exposição "Imagens da Cena", que reúne cartazes de peças teatrais japonesas.
A mostra de pôsters procura fazer um corte temporal do teatro japonês, a partir do século 17, quando surgiu o kabuki, o teatro popular do período Edo (1603-1868).
Surgiram na época os "yakusha-ê"(retratos de atores), precursores dos pôsters atuais do teatro.
Passa-se pelo "shimpa" (Escola Nova), com um pé no kabuki e outro no teatro moderno, pelo "shingueki" (drama moderno), fortemente influenciado pelo teatro ocidental, e pela dança da vanguarda do butô.
Chega-se até o "shoguekijô", ou teatro contemporâneo, surgido no final da década de 60 como um movimento de pequenos teatros, tendas itinerantes e teatro de rua.
Há cartazes de musicais, óperas e do teatro de revista Takarazuka.
A exposição procura mostrar a evolução da propaganda teatral no Japão, que é hoje feita quase só por panfletos e comerciais de TV.
A tradição dos cartazes, comumente vendidos como souvenirs das peças, os transformou, no decorrer do tempo, em obras de arte.

Peça: O Novo Conto de Toono
Onde: SBCJ (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa) (r. São Joaquim, 381, tel. 011/278-1755)
Quando: hoje, às 14h (em japonês) e às 17h (em português)
Quanto: R$ 10

Peça: O Anjo Travesso
Onde: SBCJ e Centro Cultural da Turma da Touca (r. Marcos Canaveses, 16)
Quando: amanhã, às 14h e 17h (SBCJ, em japonês), e segunda, às 16h (Centro Cultural da Turma da Touca, em português)
Quanto: R$ 10

Exposição: Imagens da Cena
Onde: Centro Universitário Maria Antônia (r. Maria Antônia, 294)
Quando: até o dia 12 de abril

Texto Anterior: Rádio Cultura FM celebra o som no cinema
Próximo Texto: 'Três Mulheres Altas' tem ingressos à venda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.