São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como matar colônias do inseto

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de trabalharem escondidos e em silêncio, os cupins deixam pequenos rastros que denunciam a sua presença.
Para ver se sua casa tem cupins-de-solo, os mais comuns, retire a placa das tomadas de luz e verifique se há terra dentro (eles carregam terra pela tubos elétricos para fazer novos ninhos).
Se houver, é preciso chamar uma firma especializada no combate a esses insetos.
Os cupins-de-madeira-seca são mais fáceis de exterminar. Eles costumam deixar excrementos na forma de grãozinhos escuros e uniformes na superfície.
Nesse caso, você mesmo pode aplicar o inseticida. Um especialista, porém, terá mais facilidade em localizar o ninho e fazer as perfurações necessárias no objeto para aplicar o veneno.
Durante a primavera, há um sinal mais evidente da presença de colônias próximas.
Nessa época, cupins alados, também chamados de "aleluias" ou "bichinhos-de-luz", voam em busca de um parceiro para reprodução. Quando há revoada é sinal de que há uma colônia por perto.
O biólogo George Antonio Silva acredita que possa haver revoadas até o final de abril.
Segundo ele, o fenômeno foi reduzido na última primavera por causa de um longo período de seca seguido de chuvas em excesso.

Texto Anterior: Espécie 'feroz' está no Uruguai
Próximo Texto: A REPRODUÇÃO DOS CUPINS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.