São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
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Prefeitura culpa a chuva por buracos

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 08/04/95
A edição de 3/04 trazia a palavra buracos grafada incorretamente (saiu burracos) em título na pág. Esp. B-2.
Prefeitura culpa a chuva por buracos
A exemplo do que ocorreu com os pilotos de Fórmula 1 em relação à pista de Interlagos, os motoristas paulistanos também têm muitas críticas ao asfalto das ruas e avenidas da cidade.
Para o analista de estoques Ronaldo Oliveira Santos, o asfalto "está péssimo".
Ele disse que teve de trocar a roda dianteira direita de seu Gol duas vezes por causa dos buracos.
O autônomo José Augusto de Medeiros afirmou que a prefeitura, a quem compete cuidar da qualidade do asfalto na cidade, deveria dar mais atenção ao problema.
"Meu dia-a-dia é na marginal", disse Medeiros. "Eu pago imposto como todo mundo, mas só vejo buracos."
O engenheiro Laerte Moroni Pires, diretor da Divisão Técnica da Secretaria de Vias Públicas, disse que as críticas à qualidade do asfalto não procedem. "Como usuário e como técnico, posso dizer que o asfalto em São Paulo é extremamente bom."
A prefeitura, segundo o engenheiro, controla a qualidade da matéria-prima utilizada pelas empreiteiras na pavimentação e também de que forma o asfalto é aplicado. "Todos os materiais são ensaiados (testados)", disse Pires.
Os buracos, de acordo com Pires, aparecem porque o asfalto "não resiste muito tempo à água".
Em épocas de chuva, como acontece de janeiro a março, a capacidade da prefeitura de tapar os buracos que surgem na cidade diminui. "Você não pode colocar asfalto em um lugar molhado", disse. Por isso, a sensação de que a qualidade do piso em São Paulo é ruim aumentaria.
O serviço de tapa-buracos é feito pela Secretaria das Administrações Regionais.
Além da chuva, o diesel, o excesso de peso e altas temperaturas podem ser apontados como "inimigos do asfalto".
"O diesel dissolve o asfalto", disse Pires. O excesso de peso e o calor, agindo de maneira combinada, provocam ondulações no piso, deixando o asfalto parecido com o de Interlagos.

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