São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército quer retirar famílias de Cachimbo

ABNOR GONDIM
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O Exército está intimando desde o final do ano passado cerca de mil famílias de produtores rurais para que se retirem da serra do Cachimbo (sudoeste do Pará), área destinada para campo de provas das Forças Armadas.
A informação foi transmitida por representantes dos agricultores que moram no local ao presidente do Iterpa (Instituto de Terras do Pará), Ronaldo Barata.
Segundo Barata, eles querem que o Estado faça a intermediação junto ao ministro do Exército, Zenildo Lucena, para resolver o problema.
O comandante militar do Norte, general Luiz de Góes Filho, descartou a permanência dos agricultores. "Eles estão lá como invasores e têm de sair. A área é nossa e eles sabiam disso quando foram para lá", afirmou.
Segundo Nelson Brongnoli e Calixto Melo, representantes dos agricultores, as famílias já estavam na área da serra do Cachimbo em 79, quando o campo de provas foi criado.
A área do campo é de 3,9 milhões de hectares, 55 vezes maior que Belém (Pará), a maior cidade da Amazônia. Os agricultores ocupam 610 hectares do local.

Texto Anterior: Falta verba, diz secretário
Próximo Texto: Empresa avalia riscos de teste com lixo tóxico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.