São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andy Summers toca em SP dias 12 e 13

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O guitarrista da extinta banda The Police, Andy Summers, tocará no teatro Transamérica em São Paulo nos dias 12 e 13.
Abandonando temporariamente a parafernália tecnológica de seu trabalho solo, Summers fará shows acústicos com o também guitarrista John Etheridge.
Etheridge se tornou famoso quando participou da banda de rock Soft Machine nos anos 70. É também um respeitado músico de jazz, que tocou com gente como o trompetista Dizzie Gillespie e o violinista Stephane Grapelli.
Esses encontros casuais passaram a ter um caráter mais sério no início do ano passado quando os dois músicos resolveram gravar "Invisible Thrends", CD inédito no Brasil.
O repertório das apresentações vai ser baseado nas faixas desse trabalho. A maioria delas foi composta pela dupla.
"Mas vamos também surpreender o público com alguns arranjos que fizemos para composições de músicos como Charles Mingus e Thelonius Monk", diz.
Apesar de rearranjar composições jazzísticas, Summers não define o trabalho da dupla como pertencente a qualquer escola do jazz.
"Toda a crítica nos rotula assim, mas o que tocamos de fato é música contemporânea com muita improvisação."
No estilo, Summers cita como principais influências os guitarristas Jim Hall e Wes Montgomery.
Em seus sete trabalhos solo, Summers fez dos recursos tecnológicos sua principal forma de expressão. Os shows acústicos com Etheridge não significam que ele tenha deixado de lado seu passado eletrificado.
"Acabei de gravar 'Low Flyin' Dove', um CD totalmente elétrico, exceto por uma faixa com ritmo brasileiro que toco ao violão."
Tanto envolvimento com tecnologia fez de Summers uma dos músicos mais procurados por empresas que desenvolvem processadores de som para guitarra para fazer publicidade.
"As novidades podem continuar aparecendo, mas sempre vão existir bandas plugando seus instrumentos direto no amplificador e cativando o público. Coisas como essas me incentivaram a montar o show com John."
Essa será a terceira vez que Summers vem ao Brasil. A primeira foi com o Police em 1981. Seis anos depois ele voltou com o ex-baterista do Police, Stewart Copeland, o baixista Stanley Clarke e a cantora Debra Holland.
Summers diz guardar boas recordações dessas visitas, mas afirma que não imagina qual platéia vai encontrar nos shows do Transamérica.
"Os velhos fãs do Police sempre aparecem, mas é difícil adivinhar como será o público se nem sei direito onde vou tocar."
Ao ser informado que irá tocar em um teatro com capacidade para 208 pessoas, o guitarrista revelou saudade dos tempos do Police, quando tocava para multidões.
Os guitarristas iniciam a turnê brasileira em Porto Alegre no dia 9. Depois dos shows em São Paulo, a dupla se apresenta no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. (Edson Franco)

Show: Duo Acoustic Guitars
Músicos: Andy Summers e John Etheridge
Onde: Teatro Transamérica (av. das Nações, 18591, tel. 011/521-4468)
Quando: dias 12 e 13, às 21h30
Ingressos: R$ 30 e (com direito a jantar) R$ 50

Texto Anterior: Valens dança na corda bamba
Próximo Texto: Banda leva surf music urbana ao Palace
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.