São Paulo, quinta-feira, 6 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Muçulmanos da Índia protestam contra filme

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A tensão entre seguidores das religiões hindu e muçulmana em Bombaim, no oeste da Índia, deve crescer amanhã. Líderes muçulmanos convocaram um protesto contra a estréia de um filme.
"Bombay", do cineasta Mani Rathnam, retrata a paixão e o casamento entre uma mulher muçulmana e um homem hindu.
O pano de fundo da história são os distúrbios religiosos ocorridos em Bombaim em 1992, nos quais mais de 800 pessoas morreram.
Após seu lançamento no sul do país, em 10 de março, o filme teve exibição cancelada em dois Estados devido a protestos dos muçulmanos. Em Madras, capital de Tamil Nadu, os quatro cinemas que exibem "Bombay" têm ficado lotados todos os dias.
"O filme retrata a comunidade muçulmana como arrogante e hostil", disse G. M. Banatwalla, líder da União Muçulmana Indiana, ao convocar os protestos. São muçulmanos 12% dos 910 milhões de indianos e 9,5% dos 12,5 milhões que vivem em Bombaim.

Texto Anterior: Mulher da seita Aum é presa com passaportes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.