São Paulo, quinta-feira, 6 de abril de 1995
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Negócios em Orlando vão além da diversão

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita da cidade norte-americana de Orlando (região central da Flórida), Glenda E. Hood, esteve em São Paulo nos dias 27 e 28 do mês passado.
Satisfeita com os números do setor turístico, a prefeita veio ao Brasil para tentar convencer empresários brasileiros a converter reais em dólares e investir na economia de Orlando.
No dia 28, a prefeita concedeu uma entrevista coletiva em que defendeu o potencial da cidade para investimentos.
Apesar disso, Hood passou a primeira parte da entrevista apresentando números relativos ao setor de turismo.
Segundo a prefeita, o Brasil é o terceiro país estrangeiro que mais envia turistas à cidade. Os dois primeiros são Reino Unido e Alemanha. Hood diz ainda que 42% dos brasileiros que vão aos EUA passam por Orlando.

Consulado
Devido a esses números, a prefeitura da cidade cedeu ao Brasil uma sala no 9º andar de seu edifício para o funcionamento de um consulado provisório.
Essa representação diplomática só funciona durante os meses de pico no fluxo de turistas brasileiros para a cidade.
"O período de concessão dessa sala é de dois anos. Gostaríamos muito que o Brasil tivesse um consulado fixo na nossa cidade", disse Hood.
A prefeita afirma acreditar que, com a instalação definitiva do consulado, muitos dos possíveis problemas enfrentados por turistas brasileiros seriam solucionados.
Segundo Hood, a cidade está trabalhando para dar assistência aos seus visitantes. Essa é uma atribuição do Orlando Convention & Visitors Bureau, órgão privado sem vínculos com a prefeitura.
Para convencer os empresários a investir em Orlando, a prefeita mostrou alguns números.
Nos últimos dez anos, o nível de emprego na indústria local de tecnologia cresceu mais de 100%.
A prefeita lembra ainda casos de empresários brasileiros que já possuem lojas, hotéis e transportadoras em Orlando e estão se dando muito bem.

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Sobre Orlando na pág. 6-10.

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